A Câmara Municipal de Lamego firmou um protocolo de parceria com a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios e a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), no âmbito de um programa de requalificação e reabilitação do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
A intervenção está prevista para breve e para além do edifício e do escadório, abrangerá também o espaço exterior adjacente. Esta obra tem em conta a importância do Santuário de Nossa dos Remédios, não só como um dos monumentos religiosos mais simbólicos do país mas também como parte integrante da vida dos lamecenses.
Nos termos deste novo acordo, as entidades envolvidas vão assim proceder à implementação de um programa de reabilitação e requalificação do edifício do Santuário e do seu escadório, assim como do parque e da mata contígua. Neste sentido, a intervenção vai permitir que a autarquia de Lamego seja responsável por todo o processo de gestão desta operação tendo em consideração a reabilitação, a valorização e a conservação deste importante monumento nacional.
Em comunicado enviado ao Novum Canal, Ângelo Moura, presidente da Câmara Municipal de Lamego, sublinha que «esta ação vai dotar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com melhores condições de acessibilidade, proporcionando também uma nova dinâmica paisagística a todo o espaço envolvente, tornando-o num local ainda mais bonito e agradável para quem o visita. Será uma intervenção significativa que envolverá todo o edifício, mas também o património vegetal da mata e do Parque de Santo Estevão e que contará com o apoio e o acompanhamento por parte do município no sentido de assegurar que a mesma decorra com o rigor exigido numa obra desta envergadura.»
Refira-se que localizado no Monte de Santo Estevão, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1984, destacando-se como um dos locais de peregrinação mais importantes de Portugal.
Também recentemente a autarquia de Lamego estabeleceu um protocolo com o Departamento da Pastoral do Turismo da Diocese de Lamego e a Irmandade dos Remédios que vai possibilitar a abertura ao público das Torres do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Na prática, este acordo permitirá a criação de um novo produto turístico, podendo os visitantes beneficiar de uma nova vista panorâmica da Mata dos Remédios e da cidade.
De salientar, também, que a tradicional “Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios”, uma das maiores a nível nacional, foi distinguida como uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.