Américo Monteiro de Aguiar, mais conhecido por Padre Américo, fundador da Casa do Gaiato e da Obra da Rua, figura marcante da Igreja portuguesa, vai ser relembrado no aniversário da sua morte.
O programa tem inicio já no dia 14 deste mês com o acolhimento e oração nas alminhas Padre Américo, na freguesia do Campo, concelho de Valongo, seguindo, às 18h00, a celebração de uma eucaristia na Igreja Paroquial de S. Martinho do Campo, presidida pelo padre João Pedro Bizarro, pároco e postulador da Causa de Beatificação do Venerável Servo de Deus Padre Américo.
O programa de aniversário da morte de Américo Monteiro de Aguiar prossegue no dia 16, dia da sua morte, na Nossa Senhora do Carmo, estando agendada para as 11h00 a celebração de uma eucaristia, no Hospital de Santo António, no Porto, presidida pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Linda.
No dia 17 de julho, às 11h00 está agendada a conferência “Padre Américo – Místico do Nosso Tempo”, no Seminário Maior de Coimbra, pelo Padre José da Rocha Ramos, pároco de Alvarelhos, Covelas e Guidões (Diocese do Porto).
Às 12h00 realizar-se-á uma eucaristia no Seminário Maior de Coimbra, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes.