O Município de Paredes e a Federação Portuguesa de Ciclismo apresentaram esta quinta-feira, a primeira edição da “Clássica Ribeiro da Silva”, prova de ciclismo de Sub 23 que vai ter partida na cidade de Paredes, com passagem por todo o concelho, e chegada em Lordelo, junto à estátua de Ribeiro da Silva, um dos melhores corredores portugueses, desaparecido precocemente.
A realização da Clássica Ribeiro da Silva 2021, contará também com a Associação de Ciclismo do Porto. O evento desportivo destina-se às categorias de formação esperanças de Portugal, prova para as categorias de esperanças – juniores e sub-23 das equipas de clube -, que vai disputar-se no dia 8 de agosto, no concelho de Paredes, tendo como fator de inspiração a homenagem à maior esperança de todos os tempos do ciclismo português, Ribeiro da Silva, ciclista natural de Lordelo, falecido precocemente aos 23 anos, devido a um acidente de viação, em 1958.
Terra de ciclistas e de amantes do ciclismo, o município de Paredes pretende, com a realização desta prova, prestar homenagem a Ribeiro da Siva, um nome grande do ciclismo nacional.
Do perfil de José Manuel Ribeiro da Silva destaca-se que “era o grande rival desportivo de Alves Barbosa, na década de 1950, tendo conquistado duas edições da Volta a Portugal. Brilhou também nas grandes provas internacionais. Apesar do falecimento tão precoce, já tinha alcançado um quarto lugar na final da Volta a Espanha, em 1957, ano em que brilhou nas montanhas da Volta a França, corrida que concluiu na 25.ª posição”, refere a FPC.