EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Paredes: Igreja de Vilela será palco dos Concertos Falados

Paredes: Igreja de Vilela será palco dos Concertos Falados

A Igreja de Vilela, no concelho de Paredes,  será palco do próximo Concerto Falado, tendo como mote “ Lenda da Romaria a Santiago”, num trabalho da Astro Fingido, Associação Cultural, que será apresentado no próximo dia 24 deste mês.

Os Concertos Falados integram a oferta cultural que o Mappa 21, o projeto artístico de programação cultural em rede que integra várias disciplinas e artes.  

“Depois da apresentação da atriz Ângela Marques e do instrumentista Aires Montenegro, que o público apreciou e tributou com imensos aplausos no Mosteiro de Cête, está já na calha o próximo Concerto Falado cuja realização decorrerá daqui a uma semana, no espaço exterior da Igreja de Vilela, em Paredes. O mote temático será a Lenda da Romaria a Santiago e desta vez os intérpretes serão o ator Fernando Soares (voz) e o músico Daniel Lemos (guitarra)”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada.

A Astro Fingido realça que a “iniciativa combina a palavra e a música por via de uma alquimia muito peculiar, na qual o vídeo de Francisca Dores contextualiza de forma livre e sonhadora a atmosfera vivenciada, num espetáculo sob a direção cénica de Susana Oliveira”.

Fotografia: Astro Fingido

“O espetáculo decorrerá ao ar livre, a partir das 21h00, no espaço envolvente à Igreja Matriz de Vilela (e ao contíguo Mosteiro de Santo Estevão). Na essência os Concertos Falados (serão quatro apresentações no total e realizados em lugares distintos até Outubro) apresentam música ao ar livre em diálogo com a palavra. Reforçando a ideia: o Concerto Falado resulta de um binómio artístico que junta um músico (nickelharpa ou guitarra) a um performer para dar a conhecer a recriação de uma lenda paredense – a Srª do Salto ou a Romaria a Santiago – reescrita pelo escritor Jorge Palinhos”, acrescenta a Astro Fingido.

A associação cultura destaca, ainda, que o Museu Móvel de Patrick Hubmann depois de ter instado instalado defronte ao edifício dos Paços do Concelho de Paredes irá ter como próxima paragem  Gandra (junto à Igreja Matriz) no próximo dia 21 de julho, quarta-feira, às 18h00.

“Explicitando melhor o que é afinal o artefacto em questão, o mesmo é dizer que o artista plástico austríaco, radicado em Portugal, Patrick Hubmann, concebeu uma instalação simples, denominada em termos de conceito por Museu Móvel e cujo conteúdo faz uma homenagem às gentes e aos ofícios de Paredes. O referido dispositivo artístico contempla elementos fotográficos e textos que remetem para a historicidade do concelho, algo com o qual o visitante se confronta numa visão quase caleidoscópica logo que é convidado a entrar no dispositivo”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

Fotografia: Astro Fingido

Citado em comunicado Patrick Hubmann deixa uma pista curiosa, em jeito de desafio à entrada do objeto artístico: “Queremos que cada visitante faça parte deste jogo. Que se veja e reveja nos lugares da História que foi feita e na que estamos a construir.” E a sugestão sob a forma de convite prossegue: “O desenho deste museu cria um espaço onde a história e o jogo se completam, criando uma dimensão lúdica para quem o visita.”

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade