A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL (CESPU) através do seu Instituto Universitário de Ciências da Saúde, criou Serviço de Apoio e Informação a Vítimas, com valência de apoio psicossocial e psicológico.
A CESPU, destaca em comunicado, que este serviço tem como objetivos “combater e prevenir situações de violência no contexto familiar e na intimidade”, integrando a “valência de apoio psicossocial e psicológico”.
A CESPU realça que o serviço está “integrado na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género” destinando-se a estudantes da CESPU e à comunidade.
“Trata-se de um projeto pioneiro numa instituição de ensino superior em Portugal que pretende atender, apoiar e encaminhar as vítimas para outras estruturas integradas na Rede e articular com instituições com vista a uma resposta mais célere e eficaz”, refere a CESPU que reforça que “será de salientar que o apoio funcionará presencialmente e à distância, através de email e telefone, sempre gratuitamente”.

“O SAIV terá ainda um papel de relevo na promoção de iniciativas sociais junto da comunidade académica e no município, com destaque para ações de sensibilização sobre violência doméstica”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada que esclarece que este serviço será “apresentado no próximo dia 21 de julho às 10h30, através de uma cerimónia protocolar entre a CESPU e o município de Paredes, na Câmara Municipal de Paredes.
“O serviço estará disponível à comunidade a partir do dia 23 de julho”, avança a instituição que acrescenta que o “SAIV funcionará de segunda a sexta das 9h às 17h (com e sem marcação prévia), nas instalações da CESPU, em Rua Central de Gandra. As marcações podem ser efetuadas pelo telefone 224157270 e por mail servicoapoiovitima@cespu.pt”.