A Associação Recreativa Novelense (ARN) assinalou o 49.º aniversário, numa cerimónia restrita que contou apenas com a presença dos atletas, treinadores, dirigentes e alguns associados.
O dirigente da ARN, Fernando Malheiro, enalteceu o trabalho que as secções, quer de ténis de mesa, que nos últimos anos tem granjeado vários títulos para a coletividade, quer o futsal, quer a pesca desportiva, modalidades referência na associação.
Fernando Malheiro, numa mensagem vídeo que a ARN partilhou na sua página oficial online, adiantou que a instituição está a preparar um livro com as 50 imagens alusivas aos 50 anos do clube e um programa diversificado de atividades para assinalar esta data emblemática.
O responsável pela coletividade avançou que no âmbito das 50 imagens que vão figurar na obra alusiva aos 50 anos será feito um desafio aos associados que irão ajudar na confeção desse trabalho, nomeadamente, na escolha das fotografias mais marcantes e emblemáticas da coletividade.
“Honrar o passado, o presente e deixar uma forte marca para o futuro da associação. Temos obrigação de fazer mais e melhor e o dever da memória. Estamos a preparar um aniversário que vai durar onze meses, com várias atividades desportivas e culturais. Não será apenas um livro de imagens, será um livro de imagens e a contar a nossa história”, disse, salientando que, ainda, no âmbito das bodas de ouro da coletividade será apresentada uma outra obra sobre as eleições presidenciais portuguesas de 1958 entre Humberto Delgado e Américo Tomás e que tem a freguesia de Novelas como protagonista, da autoria de Adrião Cunha.

Fernando Malheiro apontou, ainda, como sendo um desiderato da direção da ARN construir uma sala de memórias, com o apoio da Câmara de Penafiel.
“Queremos marcar bem estes 50 anos”, avançou, elogiando o apoio logístico conferido pela Câmara de Penafiel e a Freguesia de Penafiel, nomeadamente pela utilização do pavilhão municipal.
“Sentimos que as entidades do concelho estão com a Associação Recreativa Novelense”, acrescentou.
Falando do ténis de mesa, Fernando Malheiro reconheceu que este foi um ano difícil para a cultura e para o desporto, enfatizando, contudo, a prestação da secção de ténis de mesa no campeonato nacional da primeira divisão, com a formação novelense a acabar a prova num honroso terceiro lugar.

“Passamos a barreira dos 80 títulos e somamos mais dois títulos nacionais”, disse, enfatizando, também, a prestação assinalável do atleta de Silas Monteiro que depois do “título de campeão nacional singulares de sub-15 e de pares seniores com António Malheiro”, obteve recentemente “mais um excelente resultado ao atingir as meias finais do campeonato nacional de sub-19”.
Refira-se que o atleta da Associação Recreativa Novelense só cedeu para o vencedor da competição Tiago Li do S. Roque, tendo perdido por 4-3.
O presidente da Freguesia de Penafiel, Carlos Leão, congratulou-se com o trabalho que a associação tem feito em prol do desporto e da formação, mesmo num ano atípico.

“Fazer 50 anos é um marco histórico. Há vários anos que estou ligado às associações e sempre reconheci o ecletismo da Associação Recreativa Novelense. Além dos atletas importa dar os parabéns à direção pelo trabalho que têm realizado”, acrescentou na mensagem vídeo que a instituição partilhou, mostrando-se disponível para continuar a colaborar com a associação.
O vereador do Desporto da Câmara de Penafiel, Pedro Cepeda, relevou, igualmente, o trabalho da associação num contexto difícil e exigente para todos.
“Acreditamos que é nos momentos mais difíceis que as instituições públicas devem estar ao lado das coletividades. A Câmara de Penafiel decidiu manter o contrato de desenvolvimento desportivo na totalidade e em dezembro conferimos um apoio extraordinário às associações. Sabemos que a pandemia fez aumentar os custos e fez com que as coletividades perdessem receitas”, manifestou, valorizando o esforço realizado pela Associação Recreativa Novelense para superar os desafios com que foi igualmente confrontada.
O autarca parabenizou, de igual modo, a secção de ténis de mesa pelos resultados obtidos, confirmando estar disponível para colaborar nas comemorações dos 50 anos e deixando o repto à instituição para que continue a captar atletas e a dar o seu contributo para o fomento das atividades desportivas.
A cerimónia ficou, ainda, marcada pela homenagem aos atletas.