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Paredes: Centro Europe Direct promove palestra sobre transporte ferroviário

Paredes: Centro Europe Direct promove palestra sobre transporte ferroviário

O Centro Europe Direct da Área Metropolitana do Porto, localizado em Paredes, promove, dia 2 de julho, no salão nobre da câmara de Paredes, a palestra sobre transporte ferroviário a palestra “Transporte Ferroviário: Passado ou Futuro?”., iniciativa inserida  no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário que se assinala este ano.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, preside à abertura da sessão que terá como oradores António Alves, da Associação Comboios XXI que irá abordar o tema “A linha do Vale de Sousa”.

A palestra contará, também, com a presença do jornalista Carlos Cipriano que abordará o tema “caminho de ferro: do passado ao futuro”, Frederico Francisco, coordenador do Grupo de Trabalho para o Plano Ferroviário Nacional e José Carlos Barbosa, da empresa Comboios de Portugal, dará a conhecer o “Plano de Recuperação de Material Circulante da CP”.

A iniciativa integra, também, a presença de  Sara Costa, da Comboios de Portugal, que irá refletir sobre a temática do “turismo de comboio” e Paula Almeida que apresentará o “testemunho da experiência de um Interrail”.

Fotografia: Câmara de Paredes

O vereadora Paulo Silva, Presidente da Direção da Associação Paredes pela Inclusão Social, fará o encerramento do encontro que terá também transmissão em direto no Facebook (europedirectamporto e municipioparedes).

A autarquia paredense destaca, ainda, que “em 2021 assinala-se o Ano Europeu do Transporte Ferroviário associado aos esforços da União Europeia na promoção de modos de transporte mais respeitadores do ambiente e no empenho em alcançar a neutralidade climática até 2050, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu”.

O município realça que o “setor dos transportes, representa 25% das emissões de gases com efeito estufa da União Europeia, sendo que o transporte ferroviário é responsável por apenas 0,4% dessas emissões, tendo sido o único a reduzir, consideravelmente, as suas emissões desde 1190. Ao mesmo tempo, é o modo de transporte terrestre mais seguro com apenas 0.1 mortes por mil milhões de passageiros/km, contra 0.23 em acidentes de autocarro, 2.7 de carro e 38 por motas”.

“Sabe-se que apenas 7% dos passageiros e 11% das mercadorias viajam de comboio sendo que os grandes obstáculos a ser combatidos são as infraestruturas desatualizadas, modelos de negócio ultrapassados e os elevados custos de manutenção”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada que avança que acrescenta: “sabemos das dificuldades existentes e do quanto é preciso investir, mas está na altura de avançar e construir um espaço ferroviário europeu unificado”.

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