O executivo do Marco de Canaveses assinalou, este domingo, na secção de Constance dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, o Dia Municipal do Bombeiro.
As comemorações tiveram como propósito homenagear o contributo dos homens e mulheres que integram o efetivo dos bombeiros voluntários do concelho.
O comandante dos bombeiros do Marco de Canaveses, Sérgio Silva, realçou que esta data assinala o reconhecimento do município ao trabalho dos bombeiros, destacando que o ano de 2020 foi um ano complexo, o que obrigou as corporações a adaptarem-se a novas situações para fazer face às adversidades.
O responsável pelo corpo ativo dos Bombeiros do Marco de Canaveses defendeu como prioridades para os soldados da paz o reforço dos recursos humanos, mais meios e equipamentos para socorrer a população.
Sérgio Silva confirmou que o município tem estado ao lado dos bombeiros, relevando a importância da criação de segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).
“Existe uma rotatividade grande nos bombeiros, de voluntariado, devido ao trabalho, às qualificações de muitos dos seus elementos, e nesse sentido, defendemos que a primeira linha tem de ser profissional, porque o socorro não pode esporear”, referiu.

O comandante dos Bombeiros do Marco de Canaveses avançou, também, que a reparação da autoescada, que já está consagrada pelo município, que vai comparticipar com a atribuição de uma verba, vai permitir que os soldados da paz continuem a usufruir deste equipamento considerando vital no socorro à comunidade.
João Lima, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, recordou a necessidade de intervir no quartel sede que começa já a diminuto face àquilo que são exigências e necessidades da corporação, mas também apostar na formação.
O responsável pela associação reconheceu que esta data serve para o município fazer um reconhecimento aos soldados da paz pelo trabalho que têm feito na proteção de pessoas salvaguarda dos seus bens, naquilo que é sua principal missão.
Falando do apoio da autarquia, João Lima declarou que o município manteve a verba que atribuiu à corporação, cerca de 50 mil euros, para apoio direto para as atividades dos bombeiros, contribuindo, também, com apoios indiretos, a cedência de um funcionário que está afeto aos bombeiros, as licenças para utilização dos quiosques, assim como a atribuição de uma verba de 10 mil euros para a reparação da autoescada.
O presidente da corporação relembrou, também, a necessidade de duplicar o número de associados.
Quanto ao apoio do Estado, o dirigente associativo manifestou que há oito, nove anos este têm vindo a melhor, relembrando que o prazo de pagamentos dos serviços tem, também, melhorado, existindo, contundo, a necessidade de adquirir uma viatura, no montante de cerca de 300 mil euros, equipamento que sem o apoio do Estado, a associação dificilmente poderá comportar tal custo.
A presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, realçou que esta data é a melhor oportunidade para conhecer e agradecer o papel que têm no dia a dia, no socorro e na preservação de pessoas e bens, mas também uma data que serve para relembrar o papel dos bombeiros no combate à crise sanitária.
“Tive oportunidade de agradecer ao comandante, todos fomos confrontados com uma situação nova, e como presidente da autarquia tenho que fazer este agradecimento e este reconhecimento”, disse.
A chefe do executivo enalteceu o facto dos bombeiro passarem a contar com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), recordando que esta é a concretização de uma reivindicação antiga dos bombeiros.
Esta equipa de Intervenção Permanente é composta por cinco elementos e assegura o socorro e a emergência na área do concelho.
“Este foi um compromisso que assumi, sendo financiada em 50% pela câmara, aumentamos ao valores das comparticipações para os bombeiros voluntários, vamos pagar a reparação da autoescada. Tenho de reconhecer a importância dos bombeiros, estou do seu lado”, disse, sustentando que há uma preocupação crescente no sentido da profissionalização e naquilo que é formação dos soldados da paz.