Procurar
Publicidade

Projeto sobre a infância, desenvolvido por idosas e jovens, inaugura na Casa da Memória

Projeto sobre a infância, desenvolvido por idosas e jovens, inaugura na Casa da Memória

A Casa da Memória de Guimarães (CDMG) inaugura, sábado, pelas 19h00, um projeto desenvolvido com grupo de idosas e jovens, com entrada gratuita até ao limite da lotação do espaço.

A Oficina, cooperativa cultural de Guimarães, destaca que este é um “projeto sobre o tempo em que os mais velhos foram crianças. Um projeto de arte participativa que parte dos saberes, das memórias e das histórias pessoais dos participantes – um grupo de idosas do Centro de Dia Nossa Senhora do Carmo e um grupo de jovens das Oficinas do Teatro Oficina”, salientando que este é “o culminar de um processo e o inaugurar da exposição que o materializa, dada a conhecer em primeira mão através de uma visita performativa”.

“Com criação artística de Vera Alvelos, “Velha infância” é um projeto sobre a infância de outros tempos, quando não havia telemóveis, nem tablets e mesmo a televisão era uma miragem”, refere o mesmo comunicado, destacando que o projeto é “sobre as memórias de um outro tempo que as crianças de agora não conhecem, o tempo de brincar na rua, o tempo do trabalho nos campos com os pais, o tempo das escolas com professoras severas e de brinquedos feitos em casa.”.

Projeto sobre a infância, desenvolvido por idosas e jovens, inaugura na Casa da Memória
Fotografia: Vellha Infância_Vera Alvelos © Olívia Lampert

A Oficina destaca que “através de um trabalho de pesquisa desenvolvido nos últimos meses com a comunidade, este projeto procurou o diálogo de gerações e a experiência do presente através do imaginário do passado”, sustentando que a “partir de uma série de objetos, as memórias dos mais velhos sobre a sua infância foram vasculhadas, para que os conheçamos melhor e também para perspetivarmos o olhar sobre os tempos de hoje. Esses objetos, tesouros carregados de emoções, serão agora os veículos para aceder às histórias, num núcleo expositivo e performativo à sombra da ramada da Casa da Memória, que remete para a vivência desse outro tempo.”.

A Oficina informa que domingo, 20 de junho, às 11h00, no mesmo local, a “habitual oficina para famílias, “Domingos nos Museus”, organizada todos os meses pela Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, irá prolongar este imaginário”.

“Nesta oficina, com Vera Alvelos ao leme, vamos descobrir algumas das histórias do projeto “Velha Infância” e, em conjunto, mergulhar nas nossas memórias que, como sabemos, são em parte reais e outra parte ficção”, acrescenta, salientando que a oficina é dirigida a crianças a partir dos 6 anos de idade.

“É lançado o repto de trazerem um objeto de infância para, a partir dele, serem desvendados mundos esquecidos”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade