EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

“Lamego Cidade Poema” homenageia Fausto Guedes Teixeira

"Lamego Cidade Poema" homenageia Fausto Guedes Teixeira

O festival literário “Lamego Cidade Poema” celebrou, pelo quarto ano consecutivo, a poesia e os livros homenageando ao mesmo tempo Fausto Guedes Teixeira, “o poeta do amor” nascido nesta cidade há 150 anos.

A autarquia destaca, em comunicado, que o evento é organizado pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a curadoria de Rui Rodrigues e José Pedro Leite, sendo uma “referência na região e no país e uma das grandes apostas do programa cultural autárquico, pela sua vertente literária e de entretenimento, bem como de promoção do gosto pela poesia e pelos livros”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Lamego realça que a colaboração da nossa comunidade educativa que fomentou a “reflexão e a capacidade crítica dos nossos alunos, desafiando-os a transformar em verso toda a sua paixão e vivência cultural. Transformámos este nobre e histórico burgo na capital da Poesia e da Literatura em Portugal”.

Beatriz Bento (Escola Secundária Latino Coelho) e Margarida Carvalho (Escola Secundária da Sé) foram as alunas premiadas no âmbito do concurso “Poesia”, enquanto que João Trindade (Escola Secundária Latino Coelho) foi o aluno premiado do concurso “Ilustração” e autor do cartaz de divulgação do evento.

"Lamego Cidade Poema" homenageia Fausto Guedes Teixeira
Fotografia: Câmara de Lamego

A organização declara que “ao longo de três dias, o festival literário “Lamego Cidade Poema” ofereceu um programa de atividades bastante diverso e eclético dirigido a vários públicos e marcado por várias iniciativas: sessões de poesia, conversas temáticas, um concerto poético e uma peça de teatro para crianças, destacando-se também a apresentação pública do “Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira” que o Município de Lamego decidiu instituir como forma de homenagear o poeta que se distingue pela “sua lírica lúgubre, contemplativa e melancólica”.

Outro dos momentos altos foi a apresentação pública de “Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia”, uma nova obra literária, construída por 40 autores como um testemunho e um registo histórico sobre os tempos de pandemia que avassalaram a humanidade e, em particular, a cidade de Lamego.

“Mais uma vez, a atuação musical do grupo Vitor Blue no Teatro Ribeiro Conceição marcou o encerramento deste festival. Este projeto musical apresentou a orquestração dos poemas vencedores produzidos, com imaginação e originalidade, pelos alunos de diferentes estabelecimentos de ensino que participaram nesta iniciativa desde o início do ano. Um momento em que a música e a palavra poética também refletiram, em palco, a matriz cultural de Lamego.”, acrescenta a organização.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade