Publicidade

MatosinhosHabit e Gebalis organizam conferência internacional sobre habitação

Direito Real de Habitação Duradoura supera os 50 contratos

Subordinada ao tema “Dinâmicas e Desafios da Habitação”, a MatosinhosHabit e a Gebalis vão realizar, no próximo dia 23 de junho, uma conferência internacional que contará com a participação de vários especialistas ligados ao sector.

Segundo a empresa municipal de habitação destaca, em comunicado que “transmitida em exclusivo nas redes sociais, o evento está integrado no programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE)”, salientando que o evento tem como objetivos “promover o debate sobre o presente e o futuro da habitação, numa iniciativa organizada pela MatosinhosHabit, em parceria com Câmara Municipal de Matosinhos e em conjunto com a Gebalis/Câmara Municipal de Lisboa, a Housing Europe e o Instituto de Construção/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Citado em comunicado, Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit e membro do Comité organizador, sublinha que “a realização desta conferência está direccionada para os desafios que se prendem com a Habitação, a longo e médio prazo. O intuito do evento é cruzar as políticas públicas locais, nacionais e internacionais, promovendo-se assim a integração das principais estratégias do setor. Quanto ao programa propriamente dito, pretende-se ainda apresentar e destacar boas práticas aplicadas nesta área através de exemplos desenvolvidos em vários países europeus”.

Fotografia: MatosinhosHabit

“A Habitação enfrenta atualmente uma nova realidade decorrente dos vários constrangimentos consequentes da pandemia. Nesse âmbito, Tiago Maia refere: «a realidade que enfrentamos hoje leva-nos por um outro caminho, onde o nosso foco se deve centrar numa estratégia de construção e/ou reabilitação que consiga garantir mais eficácia nos edifícios e na sua relação com as áreas envolventes, promovendo-se desta forma a inclusão social, a implementação de práticas sustentáveis e de eficiência energética”, refere  o comunicado que nos foi enviado.

Também citado em comunicado, Pedro Pinto de Jesus, presidente da GEBALIS adianta: que “É inquestionável a necessidade do apoio social ao nível da habitação, na Europa, mas também o desenvolvimento de abordagens urbanas integradas. O papel das cidades na determinação de políticas habitacionais e, em última instância, das condições habitacionais dos seus habitantes tornou-se um tópico político importante nos últimos anos”.

“ O contexto pandémico por certo que trará impactos e influência na próxima geração de políticas habitacionais sendo por isso ainda mais premente estabelecer inter-relações entre iniciativas estruturais globais e abordagens locais que mitiguem desigualdades espaciais e segregação e que ao mesmo tempo de foram sustentáveis, promovam o exercício da cidadania nas nossas cidades”, acrescenta o mesmo.

A  conferência, contando com a intervenção de vários especialistas da área da Habitação,  será composta por vários painéis temáticos, nomeadamente “programa “Bairros Saudáveis”; Habitação Social – O desafio da transição da economia linear para a economia circular; O desafio da habitação de qualidade; e a Reabilitação das cidades – Os desafios da demografia e da nova vida urbana”.

A sessão de abertura da conferência “Habitação: Um desafio com ideias” contará com as intervenções de Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit,  Helena Correia, administradora da Gebalis, e Sorcha Edwards, secretária-geral da Housing Europe. A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e a presidente da Associação Portuguesa de Habitação Municipal, Paula Marques, serão as responsáveis pelo encerramento do evento.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade