Publicidade

Condições atmosféricas adversárias até dia 16 deste mês

Oito distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê condições atmosféricas adversárias até dia 16 deste mês prevendo uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo.

O IPMA destaca, em comunicado, a ocorrência “localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes”, para estas regiões.

Ainda de acordo com o IPMA, até dia 16 de junho, o “estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais”.

Condições atmosféricas adversárias até dia 16 deste mês
Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

O IPMA prevê para os próximos dias, “uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, onde localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes. Esta situação deverá originar, sempre que possível (dada a incerteza na localização da instabilidade e a sua severidade), a emissão atempada de avisos meteorológicos de Precipitação e/ou Trovoadas de nível Amarelo, mais prováveis durante as tardes e até final dos dias, ou, eventualmente Laranja, se o acompanhamento da situação meteorológica com recurso aos meios de nowcasting disponíveis, assim o impuser”.

O IPMA recomenda o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade