Procurar
Publicidade

Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo homenageia sócios fundadores no 40.º aniversário

Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo homenageia sócios fundadores no 40.º aniversário

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa assinalou o 40.º aniversário com uma homenagem aos sócios fundadores e profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Para assinalar a efeméride, a instituição colocou um centro de flores junto à estátua de Padre Américo, patrono do hospital em Penafiel e da Casa do Pessoal, seguindo-se uma eucarística na capela do hospital em memória dos associados falecidos, que teve transmissão online.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo destaca, em comunicado, que o “encontro dos associados fundadores ocorreu nos Serviços Sociais do Pessoal, sendo descerrada uma placa comemorativa do 40.º aniversário e atribuído a este espaço de exposições e eventos da Casa do Pessoal, o nome de Maria de Lurdes Cabral da Silva Peixoto Madureira, primeira presidente da instituição, hoje com 86 anos de idade”.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

Já no auditório do hospital decorreu uma sessão solene, onde os associados fundadores da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa foram homenageados com o objetivo de reconhecer o empenho e dedicação junto da comunidade. No âmbito desta homenagem foi entregue o símbolo “gratidão” aos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

Citado em comunicado, Fernando Vieira, presidente da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, realça que esta foi uma “forma que os órgãos sociais da Casa do Pessoal prestarem reconhecimento por toda a dedicação aos profissionais e associados, em especial aos que fundaram esta instituição”.

A instituição recorda  que devido às restrições impostas pela pandemia, “a cerimónia foi breve, restrita e transmitida online para tentar mitigar qualquer risco que possa existir de contágio da covid-19. Todas as medidas de segurança obrigatórias foram respeitadas”.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

“Para que esta data aconteça nós tínhamos necessariamente que prestar homenagem a todos os homens e mulheres que idealizaram e fundaram uma instituição com fins tão nobres como esta”, disse Fernando Vieira, acrescentando “Para nós era muito fácil não realizar este tipo de comemoração, mas é justo prestar homenagem aos associados que nesta data, há 40 anos, deram um princípio, um rumo e que muito lutaram por esta nossa associação”.

“A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, foi fundada a 26 de maio de 1981, no antigo Hospital de Penafiel que na altura englobava juntamente com o Hospital de Paredes o Centro Hospitalar do Vale do Sousa”, refere o comunicado que nos foi enviado que reforça que aposta futura da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo será na área social

Quanto ao futuro, a instituição prevê “tempos exigentes” e, por isso, refere que “têm que se abrir horizontes” e passar a “estar preparada para poder ajudar a comunidade associativa”, com respostas de apoio social”.

“A visão que temos para o presente e futuro da Casa do Pessoal passará essencialmente pelo apoio social, ou seja, todos nós começamos a ter noção que a idade avança e ao mesmo tempo torna-se necessário criar os meios que permitam que, num futuro próximo, estes homens e mulheres possam usufruir de bem-estar social para comunidade sénior”, avança o seu responsável.

A procura de parcerias e o estabelecimento de protocolos de colaboração com instituições são alguns dos objetivos definidos pela direção.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

“Atualmente, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa está a prestar apoio direto a associados na aquisição de medicamentos, artigos alimentares, bens de primeira necessidade e outras situações emergentes que são reportadas pelos associados”, refere a nota informativa.

“Nós conhecemos muito bem praticamente todos. Sabemos perfeitamente que às vezes existem dificuldades no dia-a-dia que muitas vezes não são visíveis e como tal, procuramos de forma mais discreta possível sinalizar e dar esse tipo de apoio”, concretiza Fernando Vieira que realça que a “Casa do Pessoal tem aprovação de contas em reuniões mensais da Direção, dinamizando a sua atividade nos últimos 15 meses de acordo com a avaliação de risco, de modo a garantir o funcionamento do bar do pessoal, nomeadamente no fornecimento de serviços de cafetaria e meios necessários para assistência nos Serviços Sociais aos associados no Hospital Padre Américo – Vale do Sousa”.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

“As associações, com especial relevo para aquelas a quem foi reconhecido o interesse sem fim lucrativo, têm o dever, não só estatutário, mas especialmente inerente à sua própria natureza, de dar a conhecer, independentemente da forma, as grandes linhas orientadoras da sua ação”, declara o responsável pela Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo.

A instituição destaca, anda, que gratidão foi a palavra mais utilizada nos últimos meses.

“As medidas de apoio prestadas pela Casa do Pessoal junto dos profissionais fomentaram laços de solidariedade entre os seus membros, tendo sido fundamentais muitos contributos de equipamentos de proteção individual por parte de muitas empresas, instituições e da própria comunidade do Tâmega e Sousa”

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

No domínio do apoio à comunidade, a Casa do Pessoal recorda que “o Prémio Engenheiro Carlos Patrício foi instituído em 2016, sendo uma forma de prestar apoio à comunidade em termos educativos e pretende distinguir os melhores alunos do 3º ciclo e ensino secundário, filhos de associados. Em 2021, 6.ª edição, a Direção da Casa do Pessoal reforçou o prémio, criando uma nova categoria destinada aos alunos do ensino especial”.

“É importante compreendemos, mesmo quando algo não decorre como previamente concebemos, que a atividade da Casa do Pessoal acontece em função de necessidades comuns à comunidade associativa, considerando-se as dificuldades, os condicionalismos e as atitudes, respondendo de forma empenhada, construtiva e com #Gratidão – neste campo, muito agradeço à Equipa que me acompanha em todos os momentos, aos Órgãos Sociais e comunidade associativa”, conclui Fernando Vieira.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

A Casa do Pessoal recorda que, na sua atividade, conta com o apoio do CHTS.

“Trabalhar em equipa, com alegria nas mais básicas tarefas e em prol do próximo é possível quando as instituições dispõem de condições e infraestruturas, neste caso, a Casa do Pessoal conta com o apoio do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e do seu Conselho de Administração na cedência de espaços para funcionamento dos serviços sociais e bar do pessoal no Hospital Padre Américo e sala de trabalho no Hospital de São Gonçalo, em Amarante”, constituindo receitas da Casa do Pessoal “o produto das quotas e joias suportadas pelos membros associados; os resultados da cedência de exploração do bar do pessoal; donativos e outros resultados levados a efeito por iniciativa de convívios associativos, neste momento suspensos”.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

A Casa do Pessoal tem por objetivos centrais “proporcionar aos seus associados benefícios de ordem cultural, desportiva, recreativa e social”, nomeadamente “Fomentar e manter laços de solidariedade entre os seus membros; fomentar e apoiar a prática de desporto aos seus associados; promover convívios associativos; promover a realização de cursos/formação, conferências, palestras e seminários de interesse cultural, científico e técnico, colaborar, sempre que solicitada, em iniciativas da comunidade e meio hospitalar”, entre outros.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade