O Marco de Canaveses promove, esta sexta-feira, no Emergente Centro Cultural, a primeira Mostra de Cinema de Animação do concelho.
A autarquia esclarece, em comunicado, que o “evento consiste na apresentação de filmes produzidos por alunos do ensino profissional do concelho no âmbito de oito oficinas de cinema de animação, que decorreram nos anos letivos 2019-2020 e 2020-2021 na Escola Profissional de Arqueologia, Escola Profissional de Agricltura e Desenvolvimento Rural (EPAMAC), Escola Secundária do Marco de Canaveses e Escola Secundária de Alpendorada”.
O município realça que as “Oficinas de Cinema de Animação” envolveram cerca de 130 alunos, foram dinamizadas por Abi Feijó, conceituado cineasta português”, que tiveram como objetivo “potenciar a criatividade dos alunos e promover a sua motivação, no sentido da melhoria das aprendizagens, através de uma abordagem diferenciadora e inovadora ao nível das práticas educativas”.
A câmara municipal destaca que o “evento é dirigido à comunidade escolar (alunos, professores e encarregados de educação) mas pode visto integralmente e em direto através do Facebook do município do Marco de Canaveses a partir das 20h30”.
Em exibição vão estar os filmes realizados pelo EPAMAC “Vidas Secas (2020)” e o “Hotel dos Insetos (2021)”.
Pela Escola Profissional de Arqueologia vão ser apresentados os filmes ”Tino e Castelino (2020)” e “Tino e Castelino: O Coice da Aprendizagem (2021)”.
A mostra irá integrar as obras “Regresso ao Passado (2020)” e o “O Desastre das Torradas (2021)”, realizadas por alunos da Escola Secundária de Alpendorada e os filmes “Atelier da Carmen (2020)” e o “Emigrante (2021)”, trabalhos realizados pelos alunos da Escola Secundária de Marco de Canaveses.
“O evento, bem como as Oficinas de Cinema de Animação, são realizados no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Marco de Canaveses, financiado pelo Portugal 2020 e Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”, lê-se no comunicado que a autarquia nos enviou.