A Associação Desportiva de Kempo do Tâmega arrecadou 17 medalhas no Campeonato Mundial de defesa pessoal em Espanha ( 12 medalhas de ouro, três de prata, e duas de bronze)
António Concelo, da Associação Desportiva de Kempo do Tâmega, relevou a prestação dos atletas que participaram nesta competição online, apelidando-os, na sua página pessoal, de “incansáveis, dedicados e guerreiros” e de serem um orgulho para si.
António Concelo destacou que a Associação Desportiva de Kempo do Tâmega “surgiu para responder às necessidades da equipa”.
“Precisávamos de aumentar a fasquia e criar uma associação desportiva era o passo a seguir até porque pertencemos à Federação Lohan Tao kempo Portugal”, disse, salientando que a associação é a única a ter o estatuto de utilidade pública desportiva.
Falando das competições em que já associação já esteve envolvida, António Concelo destacou que a equipa já participou em campeonatos regionais e nacionais, na Taça de Portugal, e em vários campeonatos mundiais, tendo ganho este passado fim de semana 17 medalhas no Campeonato Mundial de defesa pessoal Espanha ( 12 medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze)
António Concelo, da Associação Desportiva de Kempo do Tâmega, destacou, ainda, que a Associação Desportiva de Kempo do Tâmega conta com cerca de 40 atletas, dois mestres (Sibak António Concelo) ( Sifu Laura Cardoso) e uma instrutora de ginástica (Prof. Marisa Rodrigues).
A maioria dos associados são de Penafiel , mas integra atletas de outras localidades, como Lousada, Marco de Canaveses e Valongo.
O mestre assumiu que a formação é o principal foco e objetivo da coletividade.
“Sim, temos uma turma de iniciados onde a formação é fundamental, mas também temos uma turma de sénior e uma turma de PT onde damos treinos adaptados a cada atleta com necessidades mais específicas”, precisou, sustentando que o atleta mais velho da Federação tem 75 anos, sendo um doente com Parkinson.
Falando do palmarés da associação, o mestre confirmou que a instituição tem já vários prémios, vários atletas medalhados em diferentes escalões e categorias.
Além de António Concelo, destacam-se “Inês Silva, Filipa Silva, Tiago Moreira, Nelson Pinheiro, José Pinto, Miguel Vieira”, entre outros.
Questionado sobre as competições que a Associação Desportiva de Kempo do Tâmega prevê participar a curto/médio prazo, o Sibak António Concelo referiu que já nos dias 10/11 de julho, a associação irá participar na Taça de Portugal.
“Em setembro, no regional e em dezembro, no nacional. No próximo ano, em abril iremos ao Mundial nas Caldas da Rainha”, disse, sublinhando que a associação apesar da sua tenra idade é já conhecida na comunidade.
“Estamos sediados na Status Competição na Rua Santo André (parque da Cidade) e prevemos abrir uma nova sala em Guilhufe. Claro que gostaríamos de abrir mais salas e estamos abertos a qualquer tipo de parceria”, frisou.
Interpelado sobre o que é o Kempo, António Concelo realçou que é “uma arte marcial única, representa a capacidade de adaptação ao meio e à situação envolvente. A originalidade e realismo das suas técnicas, combinadas com o treino mental, elevam o praticante da arte a uma perfeita harmonia entre o espírito, mente e corpo”.
O mestre confirmou, por outro lado, que outros dos objetivos da associação passa por promover uma maior ligação às escolas e estabelecimentos de ensino.
“Trabalhar diretamente com os meninos nas escolas em horário escolar, seria o ideal. Educar as crianças com a humildade e regras das artes marciais seria perfeito!”, expressou.