Arranca em junho o projeto piloto de saúde mental em Cinfães, do qual o município faz parte e que conta com vários parceiros e atores ligados à área da saúde, numa parceria com Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
A autarquia cinfanense destaca, na sua publicação oficial, que o projeto foi apresentado no auditório municipal juntando os responsáveis políticos e equipa técnica do município; a equipa do Centro Hospitalar; Juntas de Freguesia; Projeto Reviver; Comissão Proteção de Crianças e Jovens; Autoridade de Saúde de Cinfães; Equipa Local de Intervenção; Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social; escolas e IPSS’s do concelho”.
O município esclarece que o projeto tem como público-alvo “bebés e crianças em idade pré-escolar, que não estejam a frequentar a creche ou jardins-de-infância e que estejam aos cuidados de pais com patologia mental identificada”.
O projeto pretende igualmente prestar “atenção redobrada às crianças ou adolescentes em situação de recusa escolar e grávidas ou mães adolescentes”.
A autarquia cinfanense refere que pretende-se, ainda, criar “uma equipa multidisciplinar, formada por colaboradores da unidade hospitalar de psiquiatria, na área de infância e adolescência, além de enfermeiros, psicólogos e terapeutas”.
Estes profissionais irão depois “deslocar-se regularmente ao concelho para realizar consultas, sessões terapêuticas, reuniões de acompanhamento e outras, que promovam o acompanhamento de crianças e de jovens nos mais diversos contextos”.