O Centro de Hemodiálise do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), que se encontra instalado no Hospital de Valongo, começa a tratar os primeiros doentes na próxima segunda-feira.
A autarquia avança, na sua publicação oficial online, que o Centro de Hemodiálise “implicou um investimento de 900.000 euros”, tendo capacidade para “tratar 140 doentes renais crónicos com as técnicas mais avançadas e com máxima qualidade”.
O município esclarece que “esta unidade destina-se preferencialmente a residentes preferencialmente dos concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Porto”.

Com base em declarações do presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, a publicação realça que este é um projeto diferenciado e a entrada em funcionamento desta unidade é uma mais-valia para o hospital que irá beneficiar o território.
O chefe do executivo enfatizou, também, o facto desta unidade para Serviço Nacional de Saúde e o facto deste equipamento concorrer com o setor privado.
José Manuel Ribeiro reiterou a sua oposição face ao encerramento do Serviço Urgência Básico há sete anos.
Além do presidente da autarquia marcaram presença nesta cerimónia, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, o presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, e Manuel Pestana, diretor do Serviço de Nefrologia do CHUSJ.