EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

ANAM realiza “Encontro dedicado aos jovens na política”

ANAM realiza “Encontro dedicado aos jovens na política”

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), no âmbito da iniciativa “ANAM em diálogo 2.R – No caminho das regiões”, realiza dia 22 de maio, em Vila Nova de Gaia, um encontro que pretende colocar na agenda pública a importância da participação dos jovens na vida política.

A ANAM  destaca, em comunicado, que a iniciativa será “precedida de uma reunião com os presidentes das assembleias municipais da CCDR-N, com a entrega do prémio “Personalidade ANAM”.

A iniciativa pretende abordar as temáticas do poder local, da participação e o interesse das camadas mais jovens na vida política e a sua participação nas próximas eleições autárquicas.

Citado em comunicado, o presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, Albino Almeida, sublinha que “a preocupação nacional com a participação dos jovens na vida política, a partir do poder local, é uma realidade à qual a ANAM tem estado muito atenta e que deseja manter como um tema em destaque na sua agenda. Foi nesse sentido que pensámos e concebemos este primeiro encontro com o intuito, acima de tudo, de estimular os jovens a tomar conta do seu próprio destino, através do conhecimento de trajetos já percorridos e estudados”.

ANAM realiza “Encontro dedicado aos jovens na política”
Fotografia: ANAM

O convite ao Ministro da Educação, surge, como explica o presidente da ANAM, “por entendermos que a cidadania, a ética e a responsabilidade cívica têm um espaço próprio e cimeiro no processo educativo e podem ser desenvolvidos em cada território com a participação ativa quer do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) quer da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), instituições que podem capacitar os jovens e abrir portas à participação de todos, nos vários níveis da governação local e regional”.

Para além da intervenção de Tiago Brandão Rodrigues, o evento, presencial e aberto ao público, contará ainda com as participações de vários convidados António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N); Miguel Coelho, professor cuja atividade académica que se tem centrado na temática do recrutamento; Gabriel Gonçalves da Academia Política Apartidária;  Vítor Dias, director regional do Norte do IPDJ e de Maria José Vicente, da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza.

A ANAM destaca que “no âmbito da continuação do roteiro “ANAM em Diálogo 2.R – No caminho das regiões” será realizado, na véspera, a 21 de maio (6ª feira) uma reunião de trabalho entre a ANAM e a CCDR Norte que terá como orador convidado António Cunha, presidente da CCDR-N, cuja intervenção será dedicada aos desafios do Norte no horizonte 2030”.

Albino Almeida reforça que  “a realização destas ações são essenciais para estabelecer, em lógica de proximidade, caminhos para um maior conhecimento e capacitação das assembleias municipais para o necessário trabalho de cooperação e reforço institucional com as CCDR”.

A reunião culminará com a entrega do galardão “Personalidade ANAM” a Rui Soalheiro, secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade