O município de Valongo, através do Programa ASA – Acreditamos em Seniores Ativos, vai implementar o projeto de literacia digital ASA 4.0, direcionado a todos os seniores inscritos no programa, num investimento de 167.280 euros na aquisição de 800 tablets.
A autarquia esclarece, em comunicado, que os tablets serão cedidos temporariamente aos alunos e alunas inscritos nas academias seniores sempre que necessário.
O município avança que o o projeto ASA 4.0, promovido em parceria com a Fundação Virtual Educa, “tem como objetivo integrar digitalmente a população idosa, melhorando a sua qualidade de vida, integrando-os em redes sociais que lhes permitam combater o isolamento. Além possibilitar a interação com dispositivos digitais, no âmbito desta iniciativa serão desenvolvidos conteúdos específicos para atender às suas necessidades e aos seus interesses”.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, relevou a importância deste projeto, manifestando que vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da população sénior.
“Temos muito orgulho no projeto ASA, é dos mais bonitos que temos. O ASA 4.0 é mais um importante contributo para melhorar a qualidade de vida da população sénior residente no concelho de Valongo. Além de diminuir o sentimento de solidão e isolamento, permitirá aumentar os níveis de autoestima e desenvolver o sentido de cidadania ativa”, disse, salientando que devido à pandemia Covid-19, “as atividades realizadas online não abrangem a totalidade dos seniores inscritos por falta de meios e conhecimentos informáticos”
“Estamos ansiosos por retomar as atividades presenciais e vamos fazê-lo logo que a evolução a situação pandémica o permita, mas vamos também agarrar esta oportunidade para capacitar os nossos seniores, estimulando as suas competências sociais e sua participação cívica através dos meios digitais. Não é só emprestar um tablet, trata-se de criar um canal de ligação dos nossos seniores com o mundo. Os resultados deste projeto inovador vão-nos surpreender a todos”, afirmou o autarca.
A autarquia declarou que a “proposta de cedência temporária de equipamento informático aos seniores no âmbito do Projeto – ASA 4.0 foi aprovada, esta quinta-feira, em reunião de câmara, com a abstenção dos vereadores do PSD”.