A região do Tâmega e Sousa vai passar a dispor de mais duas lojas de cidadão, uma localizada em Castelo de Paiva e outra em Felgueiras, num investimento superior a 1,2 milhões de euros, com financiamento comunitário de cerca de 700 mil euros.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa esclarece, em comunicado, que estes projetos, “são considerados estratégicos para a região, estando previstos no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, documento que reúne as prioridades de investimento a concretizar na região”.
A comunidade realça que “as lojas de cidadão são um ponto de atendimento e de prestação de serviços públicos que alberga no mesmo espaço várias entidades públicas”, tendo como objetivo “facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a administração pública e proporcionar uma maior conforto e comodidade aos utentes, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação”.
A CIM realça que “nas futuras Lojas de Cidadão de Castelo de Paiva e de Felgueiras os utentes vão passar a ter ao seu dispor, num único espaço, um balcão do Instituto dos Registos e Notariado, que presta serviços de identificação civil, de nacionalidade, de passaporte e ainda de registo civil, predial, comercial e veículos, da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Social”.
No caso de Felgueiras será “ainda instalado um balcão do Instituto do Emprego e Formação Profissional e um posto de atendimento digital assistido (Espaço Cidadão) da Câmara Municipal”.
“A Loja de Cidadão de Castelo de Paiva será instalada no Palácio da Justiça, enquanto a de Felgueira terá a sua sede no Mercado Municipal. Ambos os edifícios será objeto de obras de requalificação, visando dotá-los de todas as condições necessárias para a criação destes serviços. As obras deverão estar concluídas no próximo ano”, lê-se no comunicado que nos foi enviado que declara que atualmente, existem duas lojas de cidadão no Tâmega e Sousa, nos concelhos de Penafiel e de Resende.
“As Lojas de Cidadão de Castelo de Paiva e de Felgueiras inserem-se na prioridade de investimento “O reforço das aplicações de TIC para a administração em linha, a aprendizagem em linha, a infoinclusão, a cultura em linha e a saúde em linha”, mais concretamente na promoção das TIC na administração e serviços públicos, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”, acrescenta a nota à imprensa.