O município do Marco de Canaveses evocou, esta quarta-feira, o 169.º aniversário da fundação do concelho, com várias atividades e a abertura do jardim municipal que foi renovado.
A presidente da Câmara do Marco de Canaveses depositou uma coroa de flores junto ao busto do administrador Adriano de José Carvalho e Melo num gesto que pretendeu relembrar o “século XIX e a chegada e implementação de novos padrões de vida, de organização social e política”.
A autarca assumiu, numa mensagem vídeo que se encontra partilhada na página oficial do município, que este é um dia de particular relevância para o Marco de Canaveses enquanto comunidade territorial e administrativa, com a celebração da sua história, o seu ideário e simbolismo.
Para celebrar a data, o município abriu à comunidade o jardim municipal renovado que a autarquia pretende que se assuma como um novo espaço de centralidade e de convívio humano dedicado às famílias, mas que também tem como objetivos transmitir a história do jardim, dar a conhecer as espécies botânicas, contendo este espaço várias placas informativas e um jogo didático que ensina aos mais novos a história do concelho.

Para assinalar esta data, a chefe do executivo anunciou que foi criado o centro da memória, uma nova valência do Centro Cultural que tem como metas mostrar pequenos detalhas da história do Marco de Canaveses. Paralelamente, o município implementou o projeto Honra da Cidade que tem como propósitos distinguir todos os cidadãos que contribuíram para elevar o nome do território em diferentes domínios.

“No dia 31 de Março de 1852, a Rainha D. Maria II formalizou o decreto que deu origem a um novo Município. Este é um dia de particular relevância para o nosso concelho, em que cumprimos 169 anos de existência como unidade territorial e administrativa e assinalamos uma data muito importante em que temos a oportunidade de celebrar o Marco de Canaveses, a sua história, o seu ideário e o seu simbolismo!”, refere a autarquia numa curta mensagem que partilhou na sua publicação oficial.