Marco de Canaveses: Centro cultural multiusos inaugurado nos dias 6 e 7 de maio

Marco de Canaveses: Centro cultural multiusos inaugurado nos dias 6 e 7 de maio

Batizado Emergente — Centro Cultural, o novo equipamento multiusos de Marco de Canaveses será inaugurado nos próximos dias 6 e 7 de maio, num investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros.

A Câmara do Maço de Canaveses esclarece, em comunicado, que este equipamento  “oferece à população do concelho um espaço moderno e adequado para vários tipos de acontecimentos culturais e educativos”, resulta da aposta no município na cultura, sendo que o “projeto passou pela  reconversão  daquele que era o antigo cineteatro e quartel dos bombeiros num novo polo cultural totalmente requalificado”.

“O edifício acolhe a Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro, integrando espaços de estudo e pedagógicos, estando toda essa área em funcionamento desde 11 de dezembro passado”, lê-se na  nota de imprensa que realça que serão inauguradas as outras “valências do equipamento: uma moderna sala de espetáculos, espaços expositivos e de conferências, entre outras áreas para todo o tipo de iniciativas culturais”.

Citada em comunicado, a presidente do município, Cristina Vieira, destacou que “com o desconfinamento gradual e a possibilidade de realizar alguns espetáculos culturais, entendemos que era a altura de abrir este espaço à comunidade. O Emergente representa um novo ciclo na cultura que há muito tempo o Marco de Canaveses ambicionava. Contamos aqui realizar espetáculos e iniciativas que vão ao encontro das expectativas dos marcuenses e oferecer um palco privilegiado às nossas associações culturais”.  

Marco de Canaveses: Centro cultural multiusos inaugurado nos dias 6 e 7 de maio
Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

 O programa da inauguração do Emergente — Centro Cultural inicia às 20h00 do dia 6 de maio, com o  lançamento do livro Emergência366, sendo, também, inaugurada a exposição de “fotografia da obra agora editada, dos fotojornalistas do Público Adriano Miranda e João Paulo Pimenta, um trabalho de reportagem notável que retrata Portugal em 366 dias de pandemia”.

No dia 6 de maio, pelas às 21h15, está agendada a estreia da “sala de espetáculos com um concerto da prestigiada Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Diogo Costa, que oferecerá aos presentes lindíssimas peças de Mozart e de Elgar”.

 Já no dia 7 de maio realiza-se o concerto de Manel Cruz, às 21h00, que regressa aos palcos depois de um hiato musical, com o trabalho Vida Nova.

“O novo Centro Cultural do Marco de Canaveses foi uma obra cofinanciada pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”, avança a  câmara municipal que confirma que a “lotação será limitada em conformidade com os normativos da DGS em vigor”.