Foi apresentado, este sábado, no auditório municipal Prof:ª Emília Monteiro, o Plano de Desenvolvimento do Artesanato do Marco de Canaveses, que integra medidas e as ações a desenvolver com o intuito de revitalizar as artes e ofícios.
A autarquia esclarece que o plano contempla a colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para “criar ações de formação para os artesãos, (inovação de produtos; gestão de negócios redes sociais, marketing) e também a colaboração da CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património para certificação de produtos artesanais e emissão das cartas de artesão”.
O plano integra, ainda, segundo a autarquia, “a possibilidade de colaboração da Cooperativa Dolmen, para Ação de Formação: Laboratório / Formação Produção de Chapéus de Palha, uma marca registada pelo município, que se pretende preservar”.

O município realça que “esta formação/ laboratório tem como objetivo conjugar o conhecimento, a técnica e a inovação na elaboração de um produto artesanal genuinamente característico do Marco de Canaveses: os chapéus de palha”.
“A revitalização das artes e ofícios do concelho, potenciando os recursos endógenos, apresenta-se como elo de ligação entre a preservação da nossa memória coletiva e a dinamização da atividades local”, lê-se no comunicado que acrescenta que a “inovação e a criação de modelos de negócio será ainda garante da valorização desta atividade artesanal”.
A nota de imprensa reforça que a “colaboração da Dolmen passará também pela possibilidade da Inclusão no programa “Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Medida 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias com a realização de um conjunto de vídeos promocionais dos nossos artesãos, que vão ocupar um espaço no novo Museu Carmen Miranda para a promoção do artesanato concelhio”, sublinhando que .esta iniciativa contou com a participação por “videoconferência de Cândido Zoio, do IEFP -Instituto de Emprego e Formação Profissional, que prestou esclarecimentos sobre as tipologias de apoios direcionados para este tipo de atividade – o artesanato em concreto”.
Presente esteve, também, a artesã, Marta Cruz, “tecedeira amarantina que fez coleção de bordados para malas originais, do designer francês Christian Louboutin, abordando o seu percurso, e da relevância da inovação no processo de capacitação criativa”

Citada em comunicado, a presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, manifestou “a importância de reforçar o artesanato como marca identitária do concelho assumindo-se como um produto diferenciador”.
A chefe do executivo destacou que a “elaboração do Diagnóstico do Artesanato no Concelho, em curso, e o Plano de Ações Plano de Desenvolvimento do Artesanato decorre das ações em curso, no âmbito da implementação da Carta Estratégica de Turismo do Marco de Canaveses”um fator determinante no sentido de definir futuras ações, indo ao encontro das especificidades e necessidades dos artesãos”, disse, sustentando que a autarquia está a trabalhar “para que os nossos artesãos tenham também um espaço privilegiado no novo Museu Carmen Miranda”.