A Câmara Municipal de Lamego está a reforçar o processo de revitalização do Bairro do Castelo com a reabilitação, em simultâneo, da Torre dos Figos e da Casa do Horto, até agora votadas ao abandono.
A autarquia esclarece, em comunicado, que “após a demolição das ruínas da casa antiga, decorre agora na Casa do Horto, junto à entrada do Castelo de Lamego, a execução de trabalhos arqueológicos prévios que permitirá a caracterização e registo de todas as realidades arqueológicas existentes nesta área”.
O município destaca que a “Casa do Horto acrescentará, no futuro, mais um lugar memorável ao histórico Bairro do Castelo”, sendo que o “novo edifício estará preparado para acolher eventos e exposições, com o objetivo de atrair jovens e turistas que querem usufruir da sua localização única e da vista privilegiada sobre a cidade”.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura, realça que “a reabilitação em curso integra um conjunto de intervenções que vão trazer uma nova vida a Lamego, tanto ao nível paisagístico e urbanístico, como ao nível da qualidade de vida dos munícipes permitindo o usufruto de uma cidade mais moderna, com conforto e segurança”.
Adjudicadas à firma “ATWAAL”, as duas obras são concretizadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER.