GNR detém homem suspeito por sequestro e violência doméstica em Matosinhos

Pulseira eletrónica para homem suspeito por violência doméstica em Paredes

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Porto deteve, esta segunda-feira, um homem, de 28 anos, suspeito por violência doméstica e sequestro, no concelho de Matosinhos.

A Guarda esclarece que “no âmbito de uma denúncia por violência doméstica e sequestro em residência, os militares da Guarda apuraram que o suspeito mantinha fechado à chave, no interior de um quarto da residência, o seu sogro de 71 anos. A vítima encontrava-se privada da sua liberdade, não podendo aceder aos demais compartimentos da casa, vivendo sem condições de higiene sanitária”.

As autoridades informam que “no decorrer das diligências policiais constatou-se ainda que a vítima já não era vista pelos vizinhos há mais de um mês, e que o suspeito passou a controlar a sua conta bancária, bem como a sua pensão de reforma. Perante a gravidade dos factos, foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido possível verificar que o idoso se encontrava fechado à chave no seu quarto e em condições desumanas, o que levou à detenção do suspeito em flagrante. A vítima foi conduzida para uma unidade hospitalar para observações e avaliação médica”.

Detido homem suspeito por violência doméstica em Amarante
Fotografia: GNR

A GNR realça, ainda, que o “detido foi presente a primeiro interrogatório ontem, dia 19 de abril, no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de afastamento da residência da vítima, proibição de contactar a vítima por qualquer meio ou forma e proibição de se aproximar dos locais habitualmente frequentados por esta e pelas testemunhas do processo, não se podendo aproximar num raio de 500 metros”, tendo a ação policial contado “com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto, e com o apoio do Delegado de Saúde de Matosinhos e dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos”.