A equipa do Penafiel Bike Clube conquistou o sexto lugar no arranque da Taça de Portugal em BTT/XCO, competição que decorreu em Melgaço, Viana do Castelo, com a presença de 33 equipas, prova ganha por Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) venceram na categoria de Elite.
Depois de uma longa paragem, o Penafiel Bike Clube voltou à competição, numa prova que marcou o arranque da Taça de Portugal em BTT/XCO e a estreia da Pista de BTT permanente no Centro do Alto Rendimento na mesma localidade.
Com nove atletas presentes em apenas duas categorias (Cadetes U17 e Juniores U19), o Penafiel Bike Clube conquistou um 6.º lugar.
Individualmente, em cadetes masculinos U17, Tomás Gaspar esteve na disputa pela vitória na sua categoria, tendo terminado em 3.º em 95 participantes.
Em juniores masculino U19, Simão Rocha fechou no Top 10, sendo o segundo melhor de primeiro ano na sua categoria.
Dia 25 Abril disputa-se a 1.º prova Taça de Portugal cadetes Estrada.
Mário Costa destacou-se na categoria de elite masculino. O atleta da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde terminou a prova a apenas 16 segundos de David Rosa (individual) e a 31 segundos de Roberto Ferreira (DMT Racing Team), respectivamente.
Ivan Feijoo (BH TEMPLO CAFES UCC EQUIPA UCI) foi o mais bem classificado entre os sub-23, tendo fechado na nona posição, a 5m12s do vencedor.
Raquel Queirós, categoria de elite feminina, foi a primeira. A atleta da Guilhabreu BTT terminou com uma vantagem de 5m12s para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que cortou a meta na segunda posição. Logo a seguir chegou Josefina Casadey – El Gallo Components, a 5m49s de Raquel Queirós, para fechar em terceiro.
Com este resultado na categoria principal, a corredora portuguesa foi também a melhor em sub-23.
Na prova de juniores femininas, Mariana Líbano (Guilhabreu BTT)., esteve em destaque A atleta arrancou a todo o gás para esta 1ª Taça de Portugal XCO e bateu a concorrência com uma vantagem confortável. O segundo lugar ficou entregue a Íris Chagas (Automoveis Ribeiro/GDVP), que terminou a 4m21s da vencedora e com o mesmo tempo da terceira classificada, Sofia Gomes (BTT Seia).
No setor masculino, João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) foi o primeiro a cortar a meta, na frente de Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), que terminou a 1m01s da vitória. Vasco Cunha fechou o pódio em terceiro, a 1m36s de João Cruz.
Na categoria de cadetes foram Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), nos masculinos, e Catarina Espada (SPC/Escola de Ciclismo de Oeiras), nas femininas, a levar a melhor.
Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os melhores na categoria de veteranos masters 30.
Já em masters 40, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) levaram a melhor sobre os adversários.
Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista em competição.
A segunda prova da Taça de Portugal de XCO vai realizar-se no dia 2 de maio, em Lousada, no distrito do Porto.