A direção da Associação de Futebol do Porto (AF Porto) decidiu disponibilizar testes gratuitos aos clubes com equipas inscritas na retoma competitiva dos escalões de formação.
A associação esclarece, em comunicado que partilhou na sua página oficial que a decisão resulta da “determinação da DGS, é obrigatória a realização de testes Covid antes do regresso às atividades desportivas nos escalões de formação, e recomendado “fortemente” novos despistes em todos os escalões”.
A direção da AFP realça que “reconhecendo as dificuldades financeiras e de tesouraria dos seus associados, decidiu isentar do pagamento de inscrições todos os seus atletas”, sustentando que “no caso dos filiados que já pagaram as inscrições dos seus atletas para a corrente época, será atribuído um crédito do seu valor a utilizar/descontar na próxima época de 2021/22”.
A AFP destaca, ainda, que “todos os jogadores dos escalões de formação a inscrever de 17 de abril a 30 de abril (2021) pagarão 60% do prémio de seguro do respetivo escalão. Os atletas a inscrever após essa data pagarão 40% do prémio do respetivo escalão”.
A instituição observa que “quanto aos jogadores de formação já inscritos, e que pagaram no início da época a totalidade do montante do prémio de seguro, a Direção da AF Porto está a efetuar todas as diligências possíveis junto da companhia de seguros no sentido de encontrar uma solução justa e equitativa para os associados, de modo a proteger os interesses de todos”, sublinhando que “todas as medidas terão efeitos imediatos e entram em vigor no momento em que seja possível a sua concretização”.
A associação reforça que “estas medidas, tomadas neste momento, representam um esforço considerável para a Associação de Futebol do Porto, como todos compreenderão, mas são, no entanto, as medidas necessárias para a defesa dos associados, e do Futebol em todas as suas vertentes: masculina, feminina, Futsal, e Futebol de formação”.
“Todos juntos e unidos faremos este esforço adicional, e temos a responsabilidade de, com o nosso contributo, elevarmos e dignificarmos o nome da Associação de Futebol do Porto e dos seus filiados”, refere o comunicado, que recorda que “desde o início da pandemia provocada pelo Covid-19, a Associação de Futebol do Porto primou pela defesa dos interesses dos clubes, dos atletas, dos treinadores, árbitros e todos os envolvidos no fenómeno desportivo sob a sua alçada”.
A instituição manifesta que esteve sempre consciente da sua função, não apenas desportiva, mas também social e “nunca a AF Porto deixou de tomar as medidas que considerou necessárias no momento em que se impunham”.
“A retoma das competições, determinada pela DGS, veio trazer um novo alento a todos os envolvidos no Futebol e trazer novos desafios, mas também novas obrigações e novas responsabilidades que exigem medidas que vão de encontro ao momento atípico em que vivemos”, avança a AFP declara que “seguindo o desígnio de proximidade assumido por esta Direção, a AF Porto ouviu todos os seus filiados, recolheu opiniões, sugestões e ideias que não poderiam deixar de ter colhimento, em particular porque as dificuldades sentidas por todos, há já mais de um ano, precisam de uma resposta adequada”.