Publicidade

Covid: Paços de Ferreira, Penafiel e Paredes com mais casos. Aumenta risco de reversão das medidas de desconfinamento

Covid: Paços de Ferreira, Penafiel e Paredes com mais casos. Aumenta risco de reversão das medidas de desconfinamento

Paços de Ferreira, Penafiel e Paredes têm registado um aumento de novos casos Covid-19 e correm risco de não avançar no plano de desonfinamento traçado pelo Governo e pelas autoridades de saúde.

Refira-se que a Câmara de Paços de Ferreira emitiu uma nota que partilhou na sua publicação oficial em que, com base na incidência na ARS Norte (09/04 a 22/04/2021) e no risco de transmissibilidade do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (10/04 a 22/04/2021), adverte para a uma tendência de subida.

“Seis semanas após a implementação da Matriz de Risco, que conjuga os dados relativos à incidência cumulativa a 14 dias por 100.000 habitantes e o Risco de transmissibilidade (Rt) a 7 dias, a incidência cumulativa no concelho de Paços de Ferreira sofreu um aumento, ultrapassando o limite de referência, condicionado ainda pelo crescimento do risco de transmissibilidade, ligeiramente acima de 1”, refere a autarquia, salientando que “estes dados indicam uma tendência de subida, também influenciada pelos recentes surtos ocorridos no concelho, designadamente em contexto escolar e laboral, entretanto controlados, mas que merecem redobrada atenção”.

O município reafirma a importância dos munícipes cumprirem com as regras definidas pelas autoridades de saúde.

“Neste sentido, reiteramos o apelo para o cumprimento de todas as medidas de prevenção em vigor, pois só assim será possível controlar esta pandemia. O processo de vacinação está em curso, e conhecerá um significativo aumento dentro de poucos dias, com o reforço da disponibilização de vacinas em Portugal e também no nosso concelho. Mas este ainda não é o tempo de baixarmos a guarda”, lê-se na publicação que a autarquia partilhou na sua página oficial.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, numa publicação de 24 deste mês, que postou na sua página pessoal, confirma que os “últimos dados apontam um aumento do número de casos de propagação do vírus Covid no concelho”.

O chefe do executivo aproveita para reforçar que o “controlo da pandemia está em cada um de nós”, e faz um apelo veemente para que cada um cumpra com as diretrizes da DGS.  

“Cumprindo as regras, não facilitando, não correndo riscos, não pondo os outros em risco! Seria profundamente penalizador para Paços de Ferreira regredir nas regras do desonfinamento. Não facilitar, é o que peço a todos”, disse.

Fotografia: Câmara de Paredes

Também o município de Paredes tem apelado, através do chefe do executivo, ao cumprimento das regras.

Já no último fim de semana, a Polícia Municipal realizou uma ação de sensibilização e fiscalização no âmbito de desonfinamento no concelho de Paredes.

As ações de sensibilização e fiscalização tiveram como público-alvo a população nos “parques de lazer e nos estabelecimentos comerciais, nomeadamente cafés, esplanadas e postos de abastecimento”.

“No âmbito do cumprimento das medidas em vigor na terceira fase do desconfinamento e das recomendações da DGS, a Polícia Municipal continua a apelar ao dever de recolhimento obrigatório com a mensagem #fiqueemcasa, salvo as exceções contidas na lei”, avança o município.

Refira-se que esta terça-feira  Marta Temido reuniu  com especialistas do Infarmed para fazer ponto da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

Nesta sessão, estiveram presentes epidemiologias do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

A DGS esclarece, no seu site online, que os especialistas analisaram a “Evolução da Incidência e transmissibilidade”, a “Atualização da Vigilância de variantes genéticas do novo coronavírus em Portugal” e a “Vacinação, variantes genéticas do vírus e mortalidade”, entre outros temas”.

A DGS realça, ainda, que o “coordenador da Task Force do Plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, irá fazer um balanço sobre o processo de vacinação até ao momento”.

Refira-se, ainda, e de acordo com os especialistas, ao contrário da tendência nacional, cuja taxa de incidência se tem mantido estável, a região Norte tem-se afastado desta tendência, registando um aumento de novos casos e com o Rt acima de 1.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade