Vila Real festejou o Dia Mundial da Água com apresentação das estruturas de ecopontas e papachicletes com a instalação de “20 estruturas binárias de recolha de pastilhas elásticas e de pontas de cigarro, no âmbito projeto “Para cá do Marão embalagens não!”.
A autarquia esclarece, na sua publicação oficial, que “estas estruturas intituladas de EcoPontas e PapaChicletes foram apresentadas aos vila-realenses”, no âmbito do Dia Mundial da Água, tendo como propósito assinalar a data e alertar a população para a problemática da poluição da água.
O município esclarece que estes resíduos quando não colocados em recipientes adequados, têm como “destino final os rios e/ou mares, causando a degradação destes recursos naturais”.
A câmara municipal avança, ainda, que as “EcoPontas & PapaChicletes foram desenvolvidas pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, que já venceu com este projeto o Prémio Inovação Social Green Project Awards da Sociedade Ponto Verde”.
O executivo manifesta que esta solução e a colocação destas estruturas em vários pontos da cidade permite minimizar o impacto da resíduos de pontas de cigarro e pastilhas elásticas na via publica.

A medida pretende, também, auscultar a comunidade sobre o impacto do projeto, tendo o “município implementado um sistema de recolha de opinião e/ou questionário de resposta rápida”.
“Este projeto é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente” concretiza o município.