Procurar
Publicidade

Reportagem: “Maior baloiço paisagístico do país é uma mais-valia e vem valorizar a freguesia”, assume Nuno Serra.

“Maiores baloiços paisagísticos do país é um mais-valia e vem valorizar a freguesia”, assume Nuno Serra.

O presidente da Junta de Freguesia  de Lordelo, Nuno Serra,  assumiu que a construção de um baloiço paisagístico, inaugurado de forma  simbólica recentemente, situado no Alto de Meda, é uma mais-valia para a cidade e está já a suscitar o interesse da comunidade local e não só.

Ao Novum Canal, o autarca reiterou que a estrutura, toda ela confecionada em madeira e Austrália, por um empresário local, é um dos maiores baloiços paisagísticos do país, encontrando-se localizada num dos pontos mais emblemáticas do território.

“Este é um equipamento, sem dúvida, emblemático que se encontra situado num espaço único da freguesia, enquadrado com a natureza e que permite ao visitante ter uma perspetiva de vários concelhos e da Serra do Marão. Este baloiço  permite-nos com bom tempo observar o Oceano Atlântico e a Serra do Marão”, disse, sustentando que a ideia de construir este equipamento surgiu na sequência de uma conversa que teve com um empresário local e também do facto destes equipamentos começaram a surgir em inúmeras freguesias.

“Metemos mãos à obra e optamos por fazer um baloiço com uma dimensão diferente dos baloiços que habitualmente vislumbramos, com madeira de Austrália. É uma estrutura, sem dúvida, única, invulgar e que está aqui para durar”, sublinhou.

Nuno Serra confirmou que o baloiço tem suscitado o interesse de muitos  lordelenses que se deslocavam já ao Alto da Meda, para atividades de lazer e outras, mas, também, suscitado pela curiosidade de ver presencialmente esta verdadeira obra de arte, recordando que, apesar do interesse e da curiosidade normal, tem procurado alertar as pessoas para a necessidade de cumprirem as regras e diretrizes da Direção-Geral de Saúde.

O responsável pelo executivo da junta de freguesia afirmou que construído o baloiço, o próximo passo será pavimentar o acesso, uma intervenção que pretende executar a curto prazo, e fazer uma intervenção ao fundo da escadaria que dá acesso ao Alto de Meda de forma o espaço mais  condigno.

O autarca manifestou, ainda, que existe já um trilho que está marcado, o trilho dos cabritos, promovido por um grupo de lordelenses, concordando que a marcação deste trilho irá permitir aceder a um das zonas também emblemáticas da freguesia que são as lagoas e que pouca gente conhece.  

Nuno Serra declarou, por outro lado, que a instalação desta estrutura, nesta zona nobre da freguesia, é mais um dos motivos para potenciar o turismo em Lordelo e atrair visitantes à freguesia.

“É uma zona de lazer, próxima da A42 e poderá ser também um ponto de repouso para quem vem de viagem. Este espaço tem todos os condimentos para ser mais um atrativo para projetar e dar visibilidade ao território”, atalhou.

António Ferreira, da empresa Miguel Ferreira, Indústria de Mobiliário e construtor do baloiço, atalhou pela mesma bitola do presidente da Junta de Freguesia quanto à importância geográfica e ao simbolismo do local onde se encontra esta estrutura.

“É um espaço emblemático, ponto de encontro de muitas pessoas e é também no Alto de Meda que realizo os encontros com os meus colegas das motos”, afiançou, confirmando que a conversa com o presidente da junta de freguesia foi decisiva para executar este equipamento.

Com quatro metros de altura e cinco de cumprimento, António Ferreira manifestou que demorou cerca de uma semana até concluir o baloiço, num trabalho que envolveu vários operários da empresa.

“Estou deverás satisfeito com o resultado final e com o facto das pessoas se reverem na estrutura, no trabalho que foi feito e que na minha opinião veio acrescentar valor a toda esta área”, atalhou, garantindo  que o equipamento permite desfrutar da envolvência, mas também registar momentos, seja através da fotografia ou outros meios, para mais tarde recordar.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade