O presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, Nuno Serra, assumiu que a construção de um baloiço paisagístico, inaugurado de forma simbólica recentemente, situado no Alto de Meda, é uma mais-valia para a cidade e está já a suscitar o interesse da comunidade local e não só.
Ao Novum Canal, o autarca reiterou que a estrutura, toda ela confecionada em madeira e Austrália, por um empresário local, é um dos maiores baloiços paisagísticos do país, encontrando-se localizada num dos pontos mais emblemáticas do território.
“Este é um equipamento, sem dúvida, emblemático que se encontra situado num espaço único da freguesia, enquadrado com a natureza e que permite ao visitante ter uma perspetiva de vários concelhos e da Serra do Marão. Este baloiço permite-nos com bom tempo observar o Oceano Atlântico e a Serra do Marão”, disse, sustentando que a ideia de construir este equipamento surgiu na sequência de uma conversa que teve com um empresário local e também do facto destes equipamentos começaram a surgir em inúmeras freguesias.
“Metemos mãos à obra e optamos por fazer um baloiço com uma dimensão diferente dos baloiços que habitualmente vislumbramos, com madeira de Austrália. É uma estrutura, sem dúvida, única, invulgar e que está aqui para durar”, sublinhou.
Nuno Serra confirmou que o baloiço tem suscitado o interesse de muitos lordelenses que se deslocavam já ao Alto da Meda, para atividades de lazer e outras, mas, também, suscitado pela curiosidade de ver presencialmente esta verdadeira obra de arte, recordando que, apesar do interesse e da curiosidade normal, tem procurado alertar as pessoas para a necessidade de cumprirem as regras e diretrizes da Direção-Geral de Saúde.
O responsável pelo executivo da junta de freguesia afirmou que construído o baloiço, o próximo passo será pavimentar o acesso, uma intervenção que pretende executar a curto prazo, e fazer uma intervenção ao fundo da escadaria que dá acesso ao Alto de Meda de forma o espaço mais condigno.
O autarca manifestou, ainda, que existe já um trilho que está marcado, o trilho dos cabritos, promovido por um grupo de lordelenses, concordando que a marcação deste trilho irá permitir aceder a um das zonas também emblemáticas da freguesia que são as lagoas e que pouca gente conhece.
Nuno Serra declarou, por outro lado, que a instalação desta estrutura, nesta zona nobre da freguesia, é mais um dos motivos para potenciar o turismo em Lordelo e atrair visitantes à freguesia.
“É uma zona de lazer, próxima da A42 e poderá ser também um ponto de repouso para quem vem de viagem. Este espaço tem todos os condimentos para ser mais um atrativo para projetar e dar visibilidade ao território”, atalhou.
António Ferreira, da empresa Miguel Ferreira, Indústria de Mobiliário e construtor do baloiço, atalhou pela mesma bitola do presidente da Junta de Freguesia quanto à importância geográfica e ao simbolismo do local onde se encontra esta estrutura.
“É um espaço emblemático, ponto de encontro de muitas pessoas e é também no Alto de Meda que realizo os encontros com os meus colegas das motos”, afiançou, confirmando que a conversa com o presidente da junta de freguesia foi decisiva para executar este equipamento.
Com quatro metros de altura e cinco de cumprimento, António Ferreira manifestou que demorou cerca de uma semana até concluir o baloiço, num trabalho que envolveu vários operários da empresa.
“Estou deverás satisfeito com o resultado final e com o facto das pessoas se reverem na estrutura, no trabalho que foi feito e que na minha opinião veio acrescentar valor a toda esta área”, atalhou, garantindo que o equipamento permite desfrutar da envolvência, mas também registar momentos, seja através da fotografia ou outros meios, para mais tarde recordar.