Fotografia: MS-ID do Porto
As Mulheres Socialistas do Porto assinalaram o Dia Internacional da Mulher, com uma sessão online, que contou com a presença das deputadas socialistas eleitas pelo círculo do Porto, Rosário Gamboa, Ana Paula Vitorino, Cristina Mendes da Silva, Constança Urbano de Sousa, Joana Lima e Carla Miranda.

A iniciativa contou, também com as presenças de Elza Pais, que além de deputada é presidente da estrutura nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, tendo o debate sido moderado por Patrícia Ribeiro Faro, presidente da Estrutura Federativa das MS-ID do Porto. O encerramento contou com a presença de Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS.
Organizada pela Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) a sessão online “A Mulher Contemporânea: Desafios do Século XXI”, foi transmitida em livestreaming na página de Facebook da estrutura e teve como temas em debate as “conquistas das mulheres e a luta pelos seus direitos e contra a desigualdade de género
A estrutura defende que “alguns avanços que contribuem para uma participação política mais igualitária têm sido implementados graças à intervenção do PS. Por exemplo, o aumento da quota de participação mínima de género para 40% nas listas de candidaturas a cargos políticos, consagrada na Lei nº1/2019 de 29 de março, aprovada pela Assembleia da República, foi proposta pelo PS. Em 2020, as Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos elegeram pela primeira vez as suas representantes locais a nível concelhio, tendo o distrito do Porto representação política nas 18 concelhias das MS-ID”.
O debate online teve, também, como objetivos analisar os desafios que se impõem na definição de um futuro mais igual no país e no distrito do Porto.