A Câmara de Lousada é a coordenadora do projeto “Kids in Action” (KIA) que resulta de uma parceria entre Portugal, Espanha e Turquia, tem a duração de 24 meses e tem como propósitos alertar para a importância da atividade física e fomentar a mesma entre as crianças e os seus pais.
O projeto visa, também, aumentar o desenvolvimento de competências em idades precoces.
A autarquia esclarece, em comunicado, que o projeto iniciou-se este ano e inspira-se nos “megaencontros desportivos que, desta forma, vão ser disseminados por todos os parceiros, tal como já tinha acontecido com o Programa Municipal de Caminhadas através do projeto European Walking Tour”.
A câmara afirma que integra uma rede de parceiros europeus destinada à realização de atividades e ação de promoção de estilos de vida ativos, formação especializada e integração, sendo quatro projetos cofinanciados pelo Programa Erasmus + da União Europeia.
O município destaca que “cada parceiro tem de desenvolver um evento desportivo mensal, durante 10 meses, direcionado para as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo”, sendo que o projeto SupSport “visa encorajar as famílias das crianças entre os três e os seis anos de idade a praticar desporto juntamente com os seus filhos”.
“É nesta faixa etária que a criança desenvolve significativamente as suas capacidades psicomotoras que, atualmente, são afetadas pelos dispositivos tecnológicos que usam diminuindo os níveis de atividade física”, refere o comunicado.
A câmara destaca que o coordenador do projeto SupSport é o Município de Pendik Belediyesi (Turquia), sendo parceiros o município de Lousada, Asociatia Clubul Sportiv Experientamultisport (Roménia), Associacion Espanola de Fisioterapeutas (Espanha) e Gazi Universitesi (Turquia).
Já o projeto “Sport and Social Inclusion Future for Children – Future ++”, desporto como fator de inclusão, pretende promover, desenvolver e partilhar um programa europeu de educação para treinadores.
“Este projeto procura ajudar a motivar os treinadores para que tornem o desporto não só envolvente, capacitivo e agradável, mas também um instrumento de valor acrescentado para a inclusão social. Este projeto tem a duração de 24 meses e estão envolvidos oito parceiros europeus que têm como finalidade criar um programa de formação que depois vai ser aplicado por todos os parceiros nos seus territórios”, acrescenta a nota de imprensa que recorda que o coordenador do projeto é a Gedi Gestió I Disseny SCCL (Espanha) e os parceiros são o Município de Lousada, Fundació Privada Futbol Club Barcelona (Espanha), Creative Thinking Development (Grécia), Institut Nacional D’Educació Física de Catalunya (Espanha), Centro Internazionale per la Promozione Dell’Educazione e lo Sviluppo Associazione (Itália), Nefinia LTD (Reino Unido) e a Technische Universität München (Alemanha).
Quanto ao projeto “Nature Sports, Protect Nature, Save Your Future (SpoNaFu)”, este direciona-se para a área da sensibilização ambiental pelo desporto e tem como objetivo “sensibilizar os alunos de diferentes ciclos para a importância da criação de um ambiente sustentável, da reciclagem e do respeito pela natureza, utilizando os desportos de natureza como veículo”.
O projeto integra “ações de sensibilização sobre reciclagem e atividades de eliminação de resíduos através da promoção dos desportos de natureza. Os estudantes das equipas vencedoras têm a oportunidade de participar no Festival Internacional da Natureza e do Ambiente, a realizar na Turquia, sendo que o coordenador do projeto é a SPELL da Turquia e os parceiros são de Itália, Espanha, Portugal e Eslovénia.