A Câmara de Lousada assinou vários contratos-programa tendo como objetivo promover o desporto motorizado, nas suas diferentes vertentes, Kartcross, Ralicross, Velocidade Automóvel e Motociclismo para a época 2021.
A autarquia esclarece, em comunicado, que estiveram presentes na assinatura dos primeiros contratos-programa oito pilotos.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara, Pedro Machado, relevou o facto do desporto motorizado ter uma visibilidade e notoriedade crescentes em Lousada “diferente do que acontece no resto do país pelo elevado número de praticantes”, realçando que “estes contratos-programa firmados são mais uma forma que o município tem de apoiar o desporto”.
O chefe do executivo destacou que é, também, objetivo da autarquia potenciar “esta marca que está associada ao concelho se intensifique, na medida em que o trabalho e dedicação de pilotos e equipas são fundamentais para que a projeção local, e mesmo nacional, no que se refere ao desporto motorizado”.

“Não podemos esquecer que Lousada é um lugar especial no panorama do desporto motorizado”, disse ainda, confirmando que “os pilotos/equipas lousadenses que vão participar em provas de âmbito regional, nacional e/ou internacional (desde que realizadas no estrangeiro), e inseridas na Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) ou da Federação Nacional de Motociclismo (FNM), podem continuar a candidatar-se a este apoio”.
O município recorda que os beneficiários deste apoio, “com valores que podem variar entre os 100 euros e os 3000 euros, têm de cumprir um conjunto de requisitos, sendo o primeiro residir no concelho de Lousada, mas também o envio dos comprovativos da inscrição e licença desportiva, entre outros”.