Fotografia: Castelo de Paiva
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, localizado na zona da Póvoa, em Pedorido, vai unir Castelo de Paiva e Cinfães.
A autarquia paivense esclarece, em nota de imprensa, que este é um equipamento lançado em conjunto pelos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães, depois de ter sido garantido “o apoio financeiro para a concessão de um centro oficial de recolha de animais intermunicipal, concretizando-se assim, um velho anseio reivindicado por ambas as autarquias”.
O município destaca que “além dos espaços de alojamento para animais ( 23 box para cães, gatos e outros de maior porte)”, o projeto preconiza a criação de “salas de apoio e gabinetes veterinários”.

O Centro de Recolha contempla ainda, “uma sala devidamente apetrechada para o processo de esterilização, sala de quarentena e isolamento, bem como de prestação de socorro a animais feridos e doentes”.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, destacou que a obra agora concluída, vai responder “ao anseio dos dois municípios na criação de condições de alojamento e sanidade animal”.
O autarca realçou “o interesse e a oportunidade deste projecto inter – municipal, que vai ajudar aliviar o quadro existente de ver com frequência animais domésticos abandonados nas ruas”.
O município esclarece que o “contrato programa com a Direção-Geral das Autarquias Locais e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional representa um investimento elegível de 199.946,59 euros, financiado em 50% pela DGAL e 50% por ambos municípios, traduzindo-se na criação de um centro de recolha de animais que fica localizado em Castelo de Paiva, mas servindo os dois territórios municipais”.

A visita inaugural contou com as presenças do autarca paivense e do homologo de Cinfães, Armando Mourisco, e dos vereadores da CM de Castelo de Paiva, António Rodrigues, José Manuel Carvalho e Paula Melo, e da vereadora Sónia Soares, da CM de Cinfães. Integrou ainda a comitiva o veterinário municipal de Castelo de Paiva António Borges, a veterinária municipal de Cinfães, Maria José Duque, para além de outros técnicos municipais.
