Publicidade

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lança petição para criar Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lança petição para criar Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lançou uma  petição para criar o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) esclarece, em comunicado, que a SII “afeta atualmente cerca de 1 milhão de portugueses, com grande impacto na qualidade dos doentes e elevados custos para a sociedade”, destacando que no âmbito da campanha “Vamos falar de SII” lançada pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), foi criada uma petição com o objetivo de instituir o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável, no dia 21 de outubro”.

Citado em comunicado, Rui Tato Marinho, presidente da SPG realça que“dado o impacto desta doença, que afeta cerca de 10% da população nacional defendemos a criação de um dia destinado a apoiar quem sofre desta patologia e promover a informação sobre os seus principais aspetos, no sentido da melhoria dos cuidados de saúde! Muitos têm tendência a esconder que sofrem desta patologia. Há uma grande percentagem de pessoas que não têm conhecimento da sua existência”.

O responsável pela SPG assinala que “esta petição vai contribuir para transmitir mais informação não só aos doentes, mas também aos familiares. Trata-se de uma chamada de atenção para os sintomas, permitindo aumentar os diagnósticos precoces desta patologia. Desafiamos, por isto, que os doentes com SII e todos os interessados a assinar esta petição para darmos relevo a uma patologia que é tantas vezes subvalorizada”.

“Para além de lançar esta petição, que pode ser assinada por todos os interessados,  a SPG, com a campanha “Vamos falar de Sii” (com o apoio da farmacêutica Norgine), disponibiliza ainda informações sobre a doença na sua página de Facebook e também no website da campanha www.vamosfalardesii.pt.  Nesta página poderá também ouvir o podcast “À conversa consiigo”, que tem vários especialistas são convidados a esclarecer e desmistificar assuntos associados a esta doença”, avança a SPG que revela que a “Síndrome do Intestino Irritável é uma condição cujos principais sintomas surgem entre os 20 e os 30 anos e afetam maioritariamente pessoas em idade ativa e produtiva. A SPG pretende, desta forma, alertar para este problema de saúde que resulta num grande impacto social, económico e engloba custos diretos relacionados com as consultas médicas, investigação clínica, testes de diagnósticos e tratamentos. A diminuição da produtividade, devido ao absentismo laboral resultantes da incapacidade que esta doença acarreta e consequente impacto na qualidade de vida, traduzem-se em custos indiretos”.

A SPG sublinha que a “Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença crónica do tubo digestivo que afeta mais de 1 milhão de portugueses, contudo, muitos não procuram ajuda médica por desconhecimento da doença e vergonha de falar dos sintomas”.

Fotografia: Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

“A SII caracteriza-se pela presença de dor abdominal que pode ser de forte intensidade e alteração nos hábitos intestinais (obstipação e/ou diarreia) e tem um grande impacto no dia a dia dos que dela sofrem de uma forma bastante agressiva. Em muitos casos, o diagnóstico médico não é fácil e pode confundir-se com entidades mais graves nomeadamente doenças oncológicas, colite ulcerosa ou Doença de Crohn, doença celíaca, intolerância à lactose. O seu diagnóstico pode ser complexo e trata-se de uma doença crónica, que afeta uma população jovem e ativa”, lê-se na nota à imprensa que sustenta que a “Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, abreviadamente designada por SPG, foi constituída em 1960, é uma associação científica sem fins lucrativos e de utilidade pública, constituída por médicos e profissionais não médicos ligados à saúde, a SPG pretende promover os estudos e as investigações no âmbito da Gastrenterologia, no sentido de contribuir para a melhoria dos cuidados e do estado de saúde da população portuguesa”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade