EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Arrancam nos próximos meses as obras de requalificação da EB1 de Oliveira do Arda

Arrancam nos próximos meses as obras de requalificação da EB1 de Oliveira do Arda

Arrancam nos próximos meses as obras de requalificação da EB1 de Oliveira do Arda, em Castelo de Paiva,  num investimento de 374 033,36 euros.

 A autarquia esclarece, em comunicado, que depois de concluído o procedimento do concurso público de empreitada foi, esta quarta-feira, realizada a “cerimónia de assinatura do contrato de empreitada, prevendo-se que a intervenção possa avançar na primeira semana de abril, depois de concretizada a deslocalização de três turmas, cerca de 56 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, para instalações do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão”.

O município avança que a empreitada da obra de requalificação da EB1 de Oliveira do Arda vai permitir a ampliação deste estabelecimento de ensino, localizado na União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

“O edifício escolar a reabilitar é composto por dois pisos, rés-do-chão e primeiro andar, sendo que, no que diz respeito ao edifício existente, este manterá as 4 salas de aula ( 2 em cada piso ), sendo exclusivamente ampliado para tardoz, onde serão ai criadas novas instalações sanitárias e uma sala de expressão plástica, por cada sala existente. Em fase desta ampliação, é criado um pátio interior que ficará diretamente ligado à entrada de cada sala de aula existente. No rés-do-chão, junto à entrada do recinto, vão localizar-se os serviços administrativos, os quais contemplam uma receção, instalação sanitária adaptada, sala de direção e sala de professores”, refere a câmara municipal, que salienta que “junto a este módulo de um só piso, encontra-se a edificação antiga que será alvo de ampliação, e percorrendo o corredor coberto criado no alçado principal, que fará a ligação destes últimos espaços com a Sala Polivalente, pequena cozinha, dispensa, vestiário, instalações sanitárias, balneário do pessoal e pequena biblioteca, sendo também esta nova edificação de um só piso”.

A autarquia declara que a “opção arquitetónica desta ampliação, teve como base e principal premissa na sua conceção projetual, a manutenção, dentro do possível do edifício existente, no sentido de minimizar custos e reduzir prazos na sua execução, aproveitando assim, ao máximo, a estrutura do edifício existente, que será “ abraçado” por uma nova edificação mais moderna, que contemplará as novas valências, que são hoje exigidas por lei e das quais, na sua maior parte estavam ausentes do atual edifício”. 

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

“O projeto contempla ainda acessos diversos, campo de jogos, arranjos exteriores, jardins e percursos pedonais no interior do prédio, bem como a vedação dos limites físicos da escola, assim como a instalação de uma zona de lixos na parte exterior, traduzindo-se num edifício escolar moderno, com todos os requisitos de funcionalidade, quer para os alunos e pessoal docente e não docente”, acrescenta o comunicado.

Citado em comunicado, o presidente da autarquia paivense, Gonçalo Rocha, congratulou-se com a oportunidade da concretização desta empreitada, referindo a “importância do investimento, para modernização deste edifício escolar em Oliveira do Arda”.

O autarca relevou, também, o facto do município ter a disponibilidade de aceder aos fundos comunitários para a “reabilitar este estabelecimento de ensino, a exemplo da estratégia que a autarquia paivense vem realizando no âmbito da reabilitação de espaços escolares”.    

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

O comunicado informa que o município mantêm o propósito de reabilitação da “antiga Escola Básica 2 3 de Castelo de Paiva, em Sobrado, uma vez que é urgente a sua requalificação, tendo em conta a necessidade de melhorar as condições de acolhimento neste estabelecimento de ensino, que recebe os alunos do Ensino Básico e Jardins de Infância pertencentes deste Agrupamento Escolar, sendo que esta é uma obra que deverá rondar 1 milhão de euros, financiada pelo Programa Norte 2020 em 85% com o Município a assegurar 15% do investimento”.     

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade