EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Reportagem: Antonino de Sousa e Agostinho Guedes manifestam-se contra exploração mineira

O CDS-PP Penafiel associou-se ao CDS Gondomar e à distrital do CDS Porto, contra a exploração mineira na Serra das Banjas, localizada nos concelhos de Gondomar, Penafiel e Paredes.

As comissões políticas concelhias do CDS de Gondomar e de Penafiel, bem como a Comissão Política Distrital do Porto do CDS, consideram que “a exploração destas Minas colocará em causa um importante património romano e arqueológico de extrema relevância.

Refira-se que foi publicado no dia 01 deste mês, em Diário da República, um aviso da Direção-Geral de Energia e Geologia referente à celebração de um contrato administrativo para a exploração mineira, com a Empresa Beralt Tin and Wolfram (Portugal) em mais de mil hectares da Serra das Banjas, localizada nos concelhos de Gondomar, Paredes e Penafiel.

Agostinho Guedes, Presidente da concelhia do CDS Penafiel, declarou ao Novum Canal que este aviso surpreendeu autarquias e concelhias.

Para Agostinho Guedes, o governo avançou com uma decisão à revelia das populações que poderão vir a ser afetadas, sendo que não se sabe que tipo de estudos foram feitos, nomeadamente de impacto ambiental.

Agostinho Guedes refere alguns dos muitos prejuízos que esta exploração mineira poderá originar. Para além do Património natural e arqueológico, o presidente da concelhia do CDS Penafiel, refere ainda a proteção das colónias de morcegos que nidificam nos poços das minas romanas e cuja conservação é imposta pela Diretiva Aves e Habitats da EU.

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, prestou declarações sobre o tema, na aldeia de Quintandona, a cerca de meia dezena de quilómetros da serra das Banjas, uma localidade, sujeita a sofrer consequências ambientais e económicas com esta exploração.

Antonino de Sousa, apanhado de surpresa por este aviso, manifesta desde já total oposição à possibilidade de celebração deste contrato para exploração mineira na serra das Banjas. Para o Presidente da Câmara penafidelense, está em causa a salvaguarda do património natural e a proteção das populações que poderão vir a ser afetadas por esta exploração mineira.

O autarca teme que daqui resulte um passivo ambiental para as populações. Agostinho Guedes, do CDS PP Penafiel e Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, manifestaram-se contra a exploração mineira na Serra das Banjas.

O aviso da celebração de um contrato administrativo para a exploração mineira, na serra das banjas, localizada nos concelhos de Gondomar, Paredes e Penafiel, foi publicado em Diário da República, no dia 1 deste mês. Autarcas e forças políticas foram surpreendidos. Ninguém foi ouvido sobre a matéria. Agora unem-se esforços para aprofundar os fundamentos de tal decisão.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade