Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva
Iniciou, esta terça-feira, a campanha de vacinação para os utentes com mais de 80 anos e com mais de 50 anos com comorbilidades, através da Unidade de Saúde Familiar Paiva Douro, em Castelo de Paiva, do ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul.
A autarquia paivense avança, em comunicado, que nos próximos dias serão vacinados 160 utentes de Castelo de Paiva, num total de 560 idosos.
Nos dias 18 e 19 serão, também, vacinados utentes dos concelhos de Penafiel e Paredes e cerca de 70 de Castelo de Paiva, num total de 250 pessoas.
O município esclarece que os utentes estão a ser convocados pelos serviços do ACES através de contacto telefónico, tendo já sido concluído todo o processo de vacinação dos lares existentes no concelho de Castelo de Paiva, num total de mais de 400 profissionais e utentes, excetuando o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, alvo recente de um surto pandémico.
“Na passada sexta feira foram também vacinados cerca de 30 bombeiros de Castelo de Paiva, e os profissionais de saúde das unidades de saúde locais receberam no fim da semana a 2.ª dose da vacina contra a Covid-19”, avisa a câmara municipal que declara que a campanha que tem inicio, esta semana, vai contemplar mais de 900 mil portugueses.

Citada em comunicado, a vereadora do pelouro da Saúde da autarquia paivense, Paula Melo, adverte para a importância dos utentes aguardarem o contacto das autoridades de saúde e não se dirigirem aos centros de saúde ou postos de vacinação antes de o receberem qualquer contacto.
” Todos os que estejam dentro destes grupos agora contemplados, serão contactadas primeiro por SMS, se não tiverem SMS, por via telefónica, se não tiverem telefone por via postal. Não vale a pena correr aos Centros de Saúde e Postos de Vacinação, cada um será avisado de qual é o seu dia, hora e local, devendo para isso, aguardar serenamente que sejas chamados e todos serão chamados na vez”, disse.
A autarca enaltece o esforço dos profissionais de saúde na organização e implementação do processo de vacinação e sustenta que é fundamental sensibilizar a comunidade e as instituições, com o serviço de apoio domiciliário, para que estejam atentos aos telemóveis dos utentes que cumprem estes requisitos da 1.ª fase de vacinação, dado que serão contactados, preferencialmente, por via SMS.

Esse contacto será realizado através do número da linha 24 (808 24 24 24).