Fotografia: Câmara de Lamego
O Centro de Vigilância Ativa instalado na cidade de Lamego, situado nas instalações e apoio logístico da cidade, está a apoiar o Serviço Nacional de Saúde na realização de rastreios de contactos de risco de doentes.
A autarquia esclarece, em comunicado, que o novo serviço funciona junto do Centro Multiusos de Lamego e serve as populações dos concelhos de Lamego, Tarouca e Armamar.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Ângelo Moura, que visitou já esta plataforma de apoio, felicitou os técnicos que realizam aqui centenas de chamadas por dia para fazer inquéritos epidemiológicos.
“Entre outras tarefas, os operadores do Centro de Vigilância Ativa Covid-19 disponibilizam códigos aos utentes para fazerem testes de despiste e reforçam as recomendações da Direção-Geral da Saúde com o objetivo de mitigar o risco de contágio”, avança a autarquia que salienta que a visita à plataforma de apoio contou, também, com as presenças do vice-presidente, António Alves da Silva, pela diretora do ACES Douro Sul, Albertina Cardoso, e pela delegada de saúde do concelho de Lamego, Catarina Marques.