Fotografia: Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) adverte para o facto hotéis estarem sem atividade e sem acesso ao lay-off simplificado.
A associação esclarece que apesar de estabelecimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local estarem abertos, as restrições em vigor fazem com que estabelecimentos não estejam a registar qualquer atividade.
“À semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento, os hotéis, estabelecimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local podem continuar abertos. Porém, neste confinamento, por força de pesadas restrições, nomeadamente dever geral de recolhimento e impedimento à circulação, estes estabelecimentos não estão a registar qualquer atividade, pelo que muitos se mantêm encerrados”, refere.
A associação defende que estes estabelecimentos devem ter acesso “ao lay-off simplificado, para apoio à manutenção dos seus postos de trabalho”, seguindo os mesmos “moldes aplicáveis às atividades que, legalmente, são obrigadas a encerrar, uma vez que o efeito sentido é, na prática, o mesmo”.