Fotografia: Câmara de Amarante
A cidade de Amarante é uma dos 19 parceiros nacionais que irá participar na Maratona das Transferências do Urbact online, um laboratório de aprendizagem que tem como finalidade criar competências e promover a coesão na Europa, agendado para o dia 4 de março.
A autarquia esclarece, em nota de imprensa, que a Maratona das Transferências, realiza-se online e conta com a participação dos 19 parceiros nacionais que vão partilhar as experiências e resultados da atividade da Rede de Transferência URBACT.
O município esclarece que Amarante vai integrar a sessão sobre o Ambiente e partilhar a sua experiência na rede BeePathNet – Enriquecer a selva urbana com as abelhas.
“Os interessados em participar e conhecer o Método URBACT – nomeadamente, profissionais da área do desenvolvimento urbano sustentável, políticos aos níveis regional e local e cidadãos interessados nas temáticas urbanas – podem fazê-lo on-line”, avisa a câmara que realça que os “os peritos URBACT, Maria João Rauch e Miguel Sousa, vão conduzir o evento, virtualmente, proporcionando uma viagem pelo país ao encontro dos parceiros que, através dos seus vídeos animados e da participação em quatro mesas redondas temáticas, serão os protagonistas desta maratona”.
A maratona está organizada em quatro sessões e abrangerá as áreas do ambiente, inclusão, governança e desenvolvimento urbano físico e economia.

“A Maratona das Transferências é um evento nacional de partilha (National Sharing Event) que marca uma etapa final para as redes URBACT”, sublinha o executivo municipal que acrescenta que estas redes de transferências são “também uma oportunidade para os parceiros partilharem o que aprenderam com o trabalho em rede, alargarem a transferência de boas práticas a mais cidades e promoverem o diálogo com as partes interessadas. Será também um momento de reflexão sobre os sucessos e as dificuldades sentidas, com visto ao encontro de soluções”.