Fotografia: GNR
O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Amarante, resgatou, no dia 17 de fevereiro, uma coruja-do-mato (Strix aluco), no concelho de Amarante.
Segundo a GNR, “na sequência do alerta de um popular que se encontrava uma ave na via pública, numa das artérias do concelho de Amarante, e que aparentemente estava ferida, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local para efetuarem o seu resgate”.

A Guarda informa que “a ave foi entregue no Parque Biológico de Gaia para monitorização e recuperação do seu estado de saúde, e posterior libertação no seu habitat natural”, salientando que a “Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”.
