Vacinas contra Covid-19 serão administradas a idosos com mais de 80 anos

O coordenador ‘task force’, Francisco Ramos, responsável pela gestão do plano de vacinação, avançou, esta quinta-feira, em Lisboa, na apresentação da revisão da revisão do plano de vacinação contra a Covid-19, que as pessoas com mais de 80 anos vão também integrar a primeira fase deste plano, sendo vacinadas até ao final de março.

Francisco Ramos justificou a inclusão deste grupo com a evolução da crise sanitária e os números que a doença tem atingido.

O responsável pela gestão do plano de vacinação contra a Covid-19 assegurou que além do grupo dos 50 aos 79 anos com comorbilidades, os idosos com mais de 80 anos vão passar a integrar esta primeira fase.

Francisco Ramos esclareceu que recebeu 367 mil vacinas da Pfizer, 8400 doses da Moderna, sendo que 74 mil pessoas já têm a vacinação completa, 178 mil iniciada com a Pfizer, 5400 com a vacina da Moderna.

Falando dos profissionais de Saúde do SNS, o responsável pela “task force” afirmou que 57 500 profissionais já têm a vacinação completa e 16 mil iniciada.

Quanto ao setor privado, Francisco Ramos destacou que há 2370 profissionais só com a primeira toma.

Referindo-se aos lares, o responsável pela “task force” concretizou que para um total de quase 200 mil pessoas a vacinar, tiveram a primeira dose 164 mil, havendo cerca de 30 mil pessoas que não foram ainda vacinadas por existirem situações de surtos.