Fotografia: Rui Porto
Rui Porto, cantor pacense, com vários temas editados, lança, este sábado, uma música de Natal com videoclip.
Ao Novum Canal, o músico realçou que a ideia de lançar esta tema tem como objetivo proporcionar um Natal diferente aos seus inúmeros seguidores e conhecedores do seu reportório, proporcionando-lhes uma quadra natalícia mais agradável, numa altura em que a região e o país estão a ser assoberbados por uma crise sanitária.
“A ideia surgiu como tantas outras músicas, mas em especial pelo momento que estamos a viver e pela triste pandemia que nos assola. Por isso eu e toda a minha equipa deste novo projeto entendemos por bem lançar uma musica de Natal com videoclip”, disse, salientando não pretender com este tema e este videoclip sucesso e fama, mas contribuir alegrar e normalizar o Natal de todos os portugueses.
“Com esta música espero que todos os fãs e amigos se encontrem bem. E que ao ver e ouvir esta música possam esquecer de uma certa forma todo este mal que nos tem acompanhado e que tenhamos um Natal normal como tantos outros dentro do possível”, reiterou.
O artista, após 20 anos de carreira e de uma passagem pelo grupo musical “ Duo Idade Média” manifestou, por outro lado, que está a preparar o lançamento do seu novo trabalho discográfico, com a designação “Rui Porto” que deverá ficar pronto e ser editado no decorrer de janeiro de 2021.
Falando do seu novo trabalho discográfico, Rui Porto destacou que as músicas e as letras são da sua autoria, salientando que será acompanhado em palco por cerca de 12 elementos, entre músicos e coristas.
O cantor esclareceu que este “Rui Porto” conta, ainda, com a colaboração do produtor José Lourenço e do diretor do projeto, Pedro Humberto.
“Tanto as letras como as músicas são da minha autoria, embora com intervenção profunda na parte musical do meu produtor (José Lourenço) e com a ajuda muito importante na parte musical como nos arranjos das letras do meu músico e diretor do meu projeto ( Pedro Humberto)”, frisou, sustentando que irá fazer a apresentação discográfica do seu novo trabalho com um concerto ao vivo, em Fevereiro.
“A sonoridade será completamente diferente, o próprio estilo musical será diferente e a nível de registos sonoros será, sem dúvida, a maior diferença”
Quanto à sonoridade do seu novo disco, Rui Porto avisou que será diferente dos trabalhos anteriores e que são do conhecimento do seu vasto auditório e do seu público.
“A sonoridade será completamente diferente, o próprio estilo musical será diferente e a nível de registos sonoros será, sem dúvida, a maior diferença”, acrescentou, assumindo ser um músico romântico.
“Considero-me um músico romântico bem à moda dos cantores dos anos 60 e70, mas não quer dizer que este novo trabalho seja assim tão romântico !!!!!!”, precisou.
Musicalmente Rui Porto afirmou ser um intérprete que quando está em cima do palco se entrega de corpo e alma a cada música e a cada letra.
“Musicalmente sou e serei sempre um cantor com alma que se entrega em cima de palco a cada música e a cada letra e com muito gosto, pois quando deixar de ser assim talvez tenha chegado o meu fim musical”, referiu, apontando como músicos e as bandas de referência Elvis Presley , Tony de Matos, Tony Carreira e a banda Rui Porto.
O cantor confirmou que a crise sanitária que continua a fazer -sesentir teve, também, repercussões naquilo que é o universo musical.
“Embora tenha feito uma pausa propositada para poder compor e gravar as minhas canções, há quem não o tenha feito e que viva só da música que não é o meu caso”, afiançou, confessando que embora tenha feito uma pausa já planeada antes da pandemia, acabou também por sentir os efeitos da crise sanitária.
Interpelado sobre a ideia de como nasceu a ideia de criar Rui Porto Fã Clube, o músico afiançou que esta é uma página criada pelo elementos que fazem parte do seu novo projeto e que gerem a sua página oficial.
“Neste momento tenho uma equipa que faz parte deste projeto , desde músicos, técnicos, tratador de imagem, responsáveis pelas redes sociais etc… e claro que quem trata das redes sociais decidiu e muito bem fazer uma página de Fã Clube Rui Porto, aproveitando assim também os meus antigos seguidores do meu antigo projeto”, concretizou, sublinhando que o seu público é um público especial, sempre atento às novidades aos seus trabalhos, às suas músicas e às suas letras.
“Nunca pensei ter uma rede de seguidores tão grande. O meu público é um publico especial e explico: porque em cada canção que canto e com a alma e sentimento que traduzo, estes seguidores também sentem e procuram em mim essa fonte de sentimento e fico maravilhado por ter este tipo de seguidores que entendem o que é o sentimento musical”, adiantou, tendo agradecido aos fãs e amigos e a toda a equipa ( RP) que têm colaborado na promoção e divulgação do seu novo projeto.
“Pois, sem eles nada será possível”, reconheceu.