Fotografia: Câmara de Felgueiras
O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, apontou como prioridades do seu executivo para 2021 a aposta na regeneração urbana, o saneamento, assim como a criação de zonas de acolhimento empresarial e os espaços verdes.
O autarca, na mensagem vídeo que o município partilhou na página oficial do facebook, realçou o esforço que os felgueirenses realizaram no combate à crise sanitária e que o chefe do executivo classificou como uma das mais graves crises que o município enfrentou.
“2020 foi um ano difícil do ponto de vista económico, social e acima de tudo do ponto de vista da saúde. Todos os felgueirenses foram afetados assim como os portugueses por esta pandemia. Tenho de reconhecer o esforço de todos os felgueirenses naquilo que foi o combate a esta propagação da pandemia. Deixar uma palavra de agradecimento pelos esforço feitos”, disse.
O chefe do executivo recordou que apesar das adversidades, a câmara municipal meteu mãos à obra e avançou este ano com a regeneração urbana e no saneamento, um investimento a 10 anos e mais de 23 milhões de euros que chegará a todas as freguesias.
“Não obstante isso continuamos a trabalhar afincadamente para continuar a afirmar este concelho como um município de referência. Continuámos a fazer muitas obras, muitas delas já iniciadas no ano anterior e que começam a ficar concluídas e começam a dar a Felgueiras uma imagem diferente, mais moderna e mais atrativa. Falo por exemplo da regeneração urbana que será uma realidade em todas as freguesias. Não deixamos de salientar o investimento no saneamento, um investimento a 10 anos e mais de 23 milhões de euros que chegará a todas as freguesias”, referiu, recordando que o executivo apostou na construção de infraestruturas educativas, tendo sido concluída a Escola D. Manuel Faria Sousa.
“Mas há muitas outras que estão a ser iniciadas e que serão uma realidade no próximo ano letivo. Continuaremos a apostar na edução e da formação e continuaremos a apoiar também do ponto de vista educativo as famílias”, afirmou.

No domínio empresarial, o autarca recordou o trabalho realizado no que toca ao Alto das Barrancas.
A este propósito, o presidente da câmara municipal esclareceu que o processo de expropriação está em andamento e as obras no próximo ano arrancarão para dar melhores condições àquela zona industrial.
“Um investimento igualmente necessário é a variante para Cabeça de Porca e o reforço também nessa área de acolhimento empresarial”, confirmou, referindo-se, também, ao PDM.
“A resolução ao fim de 26 anos do PDM que será também uma realidade durante este ano”.
Nuno Fonseca confirmou, ainda, que a ação social será uma das vertentes a promover.
“ Vamos no próximo ano colocar em prática a unidade móvel de saúde que irá dar apoio a todas as freguesias e com mais proximidade dos munícipes”, adiantou, relembrando ainda o esforço realizado ao nível do desporto, no investimento nas infraestruturas desportivas orientado para a formação dos jovens.
“Não deixaremos de responder àquilo que é fundamental para o crescimento dos felgueiras. Falo dos espaços verdes que, hoje, mais do que nunca, têm de ser uma realidade para termos mais qualidade de vida e para que possamos dar um futuro mais digno aos nossos filhos. Vamos trabalhar o Monte de Santa Quitéria, que foi uma das nossas apostas. Não podemos descurar a aposta no parque da cidade para que possa num futuro próximo ser também uma realidade. A aquisição dos terrenos no Ladário é também já uma realidade”, sustentou, manifestando que 2021 será um momento de “libertação de uma pandemia”.
Sobre 2021, o responsável pelo executivo municipal declarou que “ será também um momento de afirmação de todos os felgueirenses e de uma população que está ansiosa em fazer deste concelho um município dinâmico, atrativo e em que todos os felgueirenses se revejam”.