Cinco casas reconstruídas em Castelo Paiva entregues às famílias

Casas Castelo de Paiva final 4 2 | NOVUM CANAL

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

Foram , esta quarta-feira, entregues mais cinco casas reconstruídas, na sequência dos incêndios que atingiram em 2017 o concelho de Castelo de Paiva.

O fim da reconstrução das habitações permanentes ardidas em outubro de 2017 contou com a presença da  Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que acompanhou este ato e esteve com as famílias.

Segundo a autarquia paivense, ao todo, nesta intervenção, no âmbito do Programa de apoio à Reconstrução (PARHP), da CCDR-N, foram uma dezena de habitações que foram totalmente reconstruídas, num investimento de cerca de 1 milhão de euros.

Refira-se que o concelho de Castelo de Paiva foi, na Região do Norte foi um dos mais fustigado pelos incêndios de 2017, tendo sido afetado mais de 60% do território.

De acordo  com a autarquia, “sob coordenação da CCDR-N estão, igualmente, outros processos de reconstrução total ou parcial, noutros concelhos, sendo que é competência das CCDR, no respetivo âmbito territorial, a gestão e a coordenação global da aplicação dos apoios previstos no PARHP, incluindo a condução dos procedimentos necessários à sua atribuição, bem como a gestão das disponibilidades financeiras”.

Cassa Castelo de Paiva 1 1024x576 1 | NOVUM CANAL
Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

Recorde-se que a governante já tinha estado em julho deste ano em Castelo de Paiva, tendo estado presente na entrega das primeiras três de um total de dez habitações que foram reconstruídas.

Em dezembro de 2019, a ministra da Coesão Territorial esteve também em Castelo de Paiva, tendo à data, estado em contacto com várias famílias afetadas pelo incêndio de outubro de 2017, “efetuando um périplo pelo território, procurando conhecer as situações sinalizadas, ver o estado em que ficaram os alojamentos e dar andamento aos trabalhos de reconstrução das habitações atingidas nesta tragédia”.

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, na sua publicação online, assinalou a presença da ministra, enaltecendo o Governo pela proximidade e compromissos assumidos perante as famílias que perderam as suas casas.

“Estamos muito gratos pelo da gesto de proximidade e pelo compromisso assumido e concretizado pela Senhora Ministra, Dra. Ana Abrunhosa. Às famílias uma palavra de conforto e de esperança para o futuro”, disse.