Fotografia: Câmara de Baião
A Câmara de Baião deliberou, em reunião de câmara, reforçar o apoio monetário às corporações de bombeiros do concelho.
A autarquia decidiu atribuir cinco mil euros a cada uma das corporações de bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere.
A autarquia esclarece, na sua publicação oficial do facebook, que esta é a terceira vez que apoia monetariamente os bombeiros do concelho, nomeadamente, ajudando na “qualificação de espaços e em virtude da pandemia Covid-19”, tendo sido entregues 25 mil euros a cada uma das corporações, desde o início do ano.
O município avança, que este ano, atribuiu ainda 45 mil euros de apoios às respetivas corporações, tendo como objetivos “apoiar o plano de atividades das corporações, garantir o serviço de combate à vespa asiática e suportar o custo das Equipas de Intervenção Permanente (EIP)”.
A par destes apoios, a Câmara de Baião anuncia que foram entregues “cinco mil euros extraordinários a cada uma das corporações pelo combate à vespa asiática”, tendo sido entregues pela autarquia aos bombeiros “2470 máscaras de proteção contra a Covid-19 (sociais, cirúrgicas e FFP2). 140 máscaras de combate a fogos florestais que protegem também contra a COVID-19 e 300 máscaras KN95”.

“Foi entregue a cada corporação um gerador de Ozono, que permite a desinfeção de espaços. E foram entregues também 300 batas descartáveis, 150 cobre botas, 600 luvas de cano longo, 200 óculos de proteção, 200 fatos descartáveis completos e 250 toucas”, esclarece o município que declara que está a ultimar o “Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros.
Este regulamento, segundo a autarquia, tem como propósitos valorizar a função dos bombeiros voluntários e o incentivo ao voluntariado.