Fotografia: Câmara de Amarante
O município de Amarante foi distinguido com a Bandeira Verde no âmbito da candidatura ao programa Bandeira Verde ECOXXI da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, iniciativa que reconhece as melhores práticas implementadas pelos municípios.
A outorga da bandeira valoriza, também, “um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados nos pilares fundamentais da educação no sentido da sustentabilidade e na qualidade ambiental”.
Segundo o município amarantino, para a atribuição da bandeira contribuíram ações desenvolvidas pelo município em áreas como a educação ambiental, “abordando temas como a floresta e a biodiversidade, mas também de Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural com intervenções estruturais de desobstrução, reabilitação fluvial e contenção de cheias. A Mobilidade Sustentável, a Recolha Seletiva e a Valorização de Resíduos Urbanos, a Conservação das Florestas, a Biodiversidade, a Geodiversidade e a Cidadania foram outros temas em foco em 2020”.
A cerimónia de divulgação dos resultados da candidatura à Bandeira Verde ECOXXI realiza-se online, esta quarta-feira, a partir das 14h30.
O município de Amarante estará representado por Lucinda Fonseca, vereadora com o pelouro do Ambiente.
De referir que em 2020 foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todo o país, sendo 14 delas de novos municípios: Alandroal, Amarante, Beja, Braga, Caminha, Campo Maior, Freixo de Espada à Cinta, Mira, Oeiras, Ourém, Sintra, Torres Novas, Trofa e Vila do Porto.