EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Governo promove formação de gestão de surtos em lares de todo o país

Fotografia: Associação para o Desenvolvimento da Freguesia da Portela

O Governo vai promover formação de gestão de surtos em lares de todo o país, depois de ter iniciado já esta semana no Algarve um curso de formação de trabalhadores de lares em contexto de surto.

O Governo, em nota à comunicação social, esclarece que pretende “ dotar os funcionários das competências essenciais para atuarem em estruturas residenciais para idosos com surtos ativos de Covid-19”, prolongando-se a todos os distritos de Portugal ao longo dos próximos meses.

De acordo com a nota de imprensa, “esta é uma iniciativa da Segurança Social e do IEFP”, podendo participar nestas ações de formação os “trabalhadores de lares de idosos ou as pessoas que sejam selecionadas no âmbito da Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS)”.

“A formação será ministrada nas instalações do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) espalhadas pelo país. O curso conta com uma componente teórica, à distância, e outra presencial, e pretende ensinar de uma forma prática e rápida, por exemplo, como usar os equipamentos de proteção individual, como proceder à limpeza e desinfeção ou como fazer a gestão de circuitos”, lê-se na mesma nota à imprensa.

Citada em comunicado, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, realça que este curso “pretende dar resposta a questões práticas, mas também esclarecer possíveis dúvidas e capacitar os trabalhadores em lares para gestão de surtos. A formação e capacitação de quem trabalha nestas instituições são essenciais no atual contexto, bem como o reforço de recursos humanos”.

Fotografia: Associação para o Desenvolvimento da Freguesia da Portela

O comunicado do Governo esclarece que  ao abrigo do programa de reforço de recursos humanos em lares (MAREESS), já foi aprovada a colocação de “12.250 pessoas nestas instituições, tendo o programa sido prorrogado até 30 de junho de 2021”.

Esta formação insere-se no programa integrado de apoio aos lares do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tendo sido “ já ministradas um total de 1.820 ações de formação pelas Forças Armadas em lares de idosos, em conjunto com a Segurança Social. Foram ainda desenvolvidos percursos formativos curtos específicos para o setor social, entre o IEFP e a ANQEP, que abrangeram até ao momento cerca de 2.200 formandos”, avança a nota de imprensa.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade