EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Norte e Galiza estreitam cooperação cultural, científica e pedagógica

Fotografia: CCDR-Norte

O AECT da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal procedeu, esta sexta-feira, à assinatura de incorporação das fundações, centros académicos clínicos e institutos de investigação de saúde ao Protocolo de “Cooperação Cultural, Científica e Pedagógica entre as Universidades e as instituições de Ensino Superior da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal”.

A sessão decorreu na sede do AECT, em Vigo e contou com a presença do recém-eleito presidente da CCDR-N, António M. Cunha.

Segundo comunicado da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N) este protocolo vai “incorporar mais fundações, centros académicos clínicos e institutos de investigação de saúde”

De acordo com a mesma entidade “o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), o Centro Académico Clínico ICBAS – CHP, o Centro Clínico Académico – Braga (2CA-Braga), a Fundación Instituto de Investigación Sanitaria de Santiago de Compostela (FIDIS), a Fundación Profesor Nóvoa Santos e a Fundación Biomédica Galicia Sur tomam parte, enquanto participantes no Programa IACOBUS, na modalidade “Estadias de investigação”.

Além das 11 instituições do ensino superior fazem parte do Programa IACOBUS  22 centros tecnológicos, contribuindo para o fomento da cooperação cultural, científica e pedagógica, através da mobilização dos recursos humanos das instituições da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal.

Fotografia: CCDR-Norte

“Esta incorporação de novas entidades ao Programa IACOBUS surge como resposta à pandemia provocada pela COVID-19, com o objetivo de fomentar a investigação na área da saúde”, refere a nota de imprensa que esclarece que “as instituições do Norte e da Galiza já referidas, em colaboração com as universidades vinculadas, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e o Serviço Galego de Saúde (SERGAS) são chamados a desempenhar um papel de destaque no desenvolvimento da Eurorregião como um território partilhado – também no âmbito da investigação científica – especialmente a investigação em saúde”.

“Esta assinatura de protocolo antecede a abertura da 8.ª Convocatória IACOBUS Estadias de Investigação e a 3ª Convocatória IACOBUS – Publicações Científicas (PAPERS), com período de candidaturas compreendido entre 14 de dezembro e 1 de fevereiro de 2021, com uma dotação financeira total para as duas modalidades de 250 mil Euros”, acrescenta o comunicado da CCDR-N.

O IACOBUS é um programa académico da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, com mais de 1755 candidatos nas sete edições anteriores, entre os quais foram selecionados 964 projetos de investigação abrangendo múltiplas áreas do conhecimento, com um financiamento total de mais de 1 milhão de euros. 

O programa é cofinanciado pelo Programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.  

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade